ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Gigantes como Nestlé e Carrefour lançam aliança contra desmatamento

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/09/2020

3 MIN DE LEITURA

1
0

Um grupo de 17 gigantes de bens de consumo, entre varejistas e fabricantes, decidiram apertar o cerco contra fornecedores e lançaram uma aliança global contra o desmatamento, a Forest Positive Coalition of Action (Coalizão de Ação Positiva da Floresta, em tradução livre).

Participam da iniciativa, anunciada na terça-feira no âmbito da Semana do Clima 2020, o Consumer Goods Forum (CGF), multinacionais como Carrefour, Nestlé, Danone, PepsiCo, Unilever e Walmart, entre outras, que juntas somam um valor de mercado de US$ 1,8 trilhão (o equivalente a R$ 9,85 trilhões).

A ideia do grupo é acabar com o desmatamento e com a degradação florestal nas principais cadeias de suprimentos de commodities, tais como óleo de palma, soja,  papel e celulose, e impulsionar mudanças transformadoras em todo o setor industrial.

"Estamos mudando ativamente nosso modelo para nos tornarmos negócios positivos para a floresta. Estamos totalmente comprometidos em envolver os atores da cadeia de suprimentos, colocando a mão na massa e trabalhando coletivamente para catalisar a mudança", afirmou o presidente do Carrefour, Alexandre Bompard.

O Brasil deve retomar este ano o posto de maior produtor de soja do mundo, superando os Estados Unidos, com uma safra recorde de 121 milhões de toneladas do grão, segundo a projeção revisada divulgada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no início de setembro. O país é também o segundo do mundo em produção de celulose, atrás dos Estados Unidos.

"Acreditamos que a proteção florestal é um fator de estímulo ao crescimento econômico, não um sacrifício ao crescimento. Na esteira da crise da pandemia de Covid-19, devemos garantir que os esforços para proteger as florestas sejam parte da resposta global", afirmou Grant Reid, presidente da Mars, dona de marcas como M&M's, Stickers, Twix e Uncle Ben's, em um comunicado.

Reid acrescentou: "Esta resposta exige que todos os atores com interesse em acabar com o desmatamento e que estão comprometidos em fazer parte da solução se unam".

A ação da coalizão será coordenada com produtores, fornecedores, governos locais e sociedade civil.

"A ação de várias partes interessadas é crucial, particularmente o engajamento político nos níveis nacional e regional, assim como o forte apoio da comunidade de investimentos", ressalta Bompard.

A iniciativa das empresas , lançada durante a Cúpula do Impacto do Desenvolvimento Sustentável do Fórum Econômico Mundial, que está sendo realizada on-line nesta semana, surge no momento em que o Brasil vem sendo alvo de críticas de ONGs, empresas e investidores por não conter o desmatamento.

Neste ano, o país já vive uma fuga recorde de investidores estrangeiros, situação que pode piorar com a questão ambiental.

Desmatamento na beira da estrada BR-319, que liga Porto Velho a Manaus Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo

Desmatamento na beira da estrada BR-319, que liga Porto Velho a Manaus Foto: Gabriel Monteiro / Agência O Globo.

Em entrevista ao GLOBO, Daniela da Costa-Bulthuis, gestora para o Brasil da holandesa Robeco Asset, afirmou que Brasil está perdendo o capital de longo prazo por causa da questão ambiental. Para a executiva, o país precisa melhorar ambiente para negócios sem favorecer a produção 'de forma predatória'.

Na semana passada, o vice-presidente Hamilton Mourão recebeu uma carta  de um grupo de oito países, liderado pela Alemanha, cobrando ações de combate ao desmatamento na Amazônia.

Nesta terça-feira, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, afirmou que o Brasil pode retaliar países que adotem políticas de boicotes a produtos brasileiros por questões ambientais. Também ressaltou que as queimadas na Amazônia têm um fator criminoso, mas defendeu que incêndios no Pantanal foram acidentais.

A declaração foi feita pouco antes do discurso do presidente Jair Bolsonaro na abertura da Assembleia Geral da Organização Nacional das Nações Unidas (ONU). Bolsonaro disse que o país vive uma campanha de desinformação sobre a Amazônia e o Pantanal. Os dois biomas vem registrando aumento de queimadas e desmatamento.

Veja as empresas que integram a aliança

  • Carrefour

  • Colgate-Palmolive Company
  • Danone
  • Essity
  • General Mills
  • Grupo Bimbo
  • Jerónimo Martins
  • Mars, Incorporated
  • METRO AG
  • Mondelez International
  • Nestlé
  • P&G
  • PepsiCo
  • Sainsbury's
  • Tesco
  • Unilever
  • Walmart

As informações são do O Globo.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE LAIRIHOYJOSEOPEN WAY

CAXIAS DO SUL - RIO GRANDE DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 25/09/2020

Interesanate saber como van para a lavagem de boi ?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures