FDA ratifica certificado de exportação da Coaperiodoce
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Esta foi a primeira vez que o FDA enviou investigadores ao Brasil para conhecer a estrutura de um laticínio. A Cooperativa também é o primeiro laticínio nacional a receber o Número de Registro do FDA e o novo certificado contra o bioterrorismo, que passou a ser exigido nos E.U.A. desde o último dia 12 de dezembro.
O trabalho dos investigadores do governo americano Joseph Dougherty e Germán Rivera foi acompanhado pelos Fiscais Federais de Agropecuária Demerval Silva Neto e Héber Vieira Rosa, ambos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com os diretores Fernando Ferreira (Industrial), Guilherme Resende (Comercial) e João Marques Pereira Neto (Administrativo-Financeiro), que acompanharam a missão, a estrutura da Coaperiodoce foi bastante elogiada pelos investigadores. "Eles se disseram surpresos ao verem tamanha estrutura e organização em um laticínio do interior do Brasil", salientou João Marques.
Os investigadores se detiveram principalmente nas questões que envolvem a qualidade do leite in natura, como os procedimentos adotados na ordenha e captação do leite, a sanidade dos rebanhos, o resfriamento do após a ordenha e a temperatura que o produto chega à indústria, as condições de armazenamento dos produtos acabados, além das técnicas de análises microbiológicas verificadas nos laboratórios da empresa.
Exportação direta
A primeira exportação direta da Coaperiodoce para os Estados Unidos ocorreu no dia 24 de abril de 2003, quando um carregamento com 240 mil unidades dos sucos Number One saíram de Valadares com destino a Miami, na Flórida.
No dia quatro de julho de 2002, a Coaperiodoce recebeu do Ministério da Agricultura, a habilitação para exportar diretamente produtos lácteos com a marca Ibituruna. O credenciamento foi expedido depois que as instalações industriais da empresa foram aprovadas pela fiscalização federal brasileira.
No entanto, desde 2001, alguns dos produtos Ibituruna já chegavam aos EUA por meio de exportadores independentes (tradings), que comercializavam derivados de leite nas regiões habitadas por brasileiros.
Desde a primeira exportação de derivados da empresa o volume dos pedidos aumentou 70%.
Investimentos
O crescimento das vendas nos mercados interno e externo levaram a diretoria da Coaperiodoce a ampliar e modernizar todos os setores da usina de beneficiamento. Para beneficiar os 600 mil litros de leite que chegam diariamente na indústria foram investidos R$ 13 milhões, que culminaram com a inauguração do Parque Industrial Luiz de Castro Côrtes, no dia 3 de setembro de 2003.
A capacidade de envase do setor longa vida de 1 litro foi duplicada, podendo atingir 14 milhões de litros/mês. No setor de 200 ml, a capacidade de envase cresceu 51%, o que corresponde a 9,8 milhões de unidades/mês.
Além dos equipamentos de envase, foram modernizados os setores de preparação de formulados, distribuição mecânica de produtos acabados e implantado um avançado sistema de tratamento e purificação de água, necessário para a produção de vapor culinário para a obtenção da máxima qualidade em produtos longa vida.
Fonte: Assessoria de imprensa da Coaperiodoce, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.