Faltam produtos da Parmalat no varejo
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
A informação foi confirmada por varejistas. "Só estamos recebendo 20% da linha de produtos da Parmalat", afirma o gerente da rede Pastorinho, que tem nove lojas no Estado de São Paulo, João Luís Dias da Silva. Segundo ele, os pedidos que antes levavam dois dias para chegar, agora demoram dez. A saída tem sido fazer a reposição com marcas concorrentes à italiana.
No supermercado Andorinha, da capital paulista, o atraso na entrega de leite chegou a 30 dias, período em que as prateleiras se esvaziaram. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de Carazinho (RS), onde fica uma das unidades mais importantes de leite da Parmalat, a fábrica está operando a apenas 20% de sua capacidade.
Em relação aos demais produtos, o gerente Natanael Silva, do Andorinha, disse que nem os vendedores aparecem mais. "Estamos comprando dos atacadistas".
Nas lojas visitadas, os principais itens ausentes foram chá (encontrado só em uma loja), biscoito e leite. No Carrefour Villa-Lobos, por exemplo, não havia leite integral de caixa nem de garrafa. Segundo um funcionário da loja, não havia previsão para a chegada do produto encomendado há dez dias.
O desabastecimento mais acentuado do pequeno varejo não é por acaso. A reportagem apurou que, para economizar com distribuição, a Parmalat vem priorizando atacadistas, que se encarregam da venda para os menores lojistas, e grandes redes. A racionalização dos custos também alcançou a produção. Em vez de fazer dez tipos de bolacha, por exemplo, a empresa faz apenas um, com um alcance de distribuição maior e cujos ingredientes sejam de mais fácil negociação com fornecedores.
O único produto que ainda passa incólume à crise é o iogurte. Todos os itens refrigerados da Parmalat são feitos pela Batávia. Apesar de ser dona de 51% dela, a Parmalat foi afastada do comando dela por medida judicial em ação movida pelas cooperativas Central de Laticínios do Paraná (CCLPL) e Agromilk, que têm 49%. Nenhum varejista reclamou da falta dos itens Batavo.
Fonte: Valor OnLine (por Carolina Mandl), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.