Expoleite retrata força da genética gaúcha

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A 27a Expoleite, aberta oficialmente ontem pelo governador Germano Rigotto no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), aposta na força da genética e produção do setor leiteiro no Estado para disputar mercado e melhorar qualidade. Conforme ressaltou Rigotto, o momento é favorável para fazer negócios e trocar experiências. "Temos produtividade de 50 litros de leite por propriedade, o que, em termos de outros estados, está bem, mas se comparado com outros países, não".

O presidente da Associação Gaúcha de Laticinistas (AGL), Ernesto Krug, reforçou que a média de litro de leite por vaca/dia, no Rio Grande do Sul, sobre o total de vacas ordenhadas, é de 5,4 enquanto no resto do País não passa de 2,6. Na Europa, de onde está retornando de visita técnica, a média é de 20 litros/leite/vaca/dia. "Lá são controladas, acompanhadas dia-a-dia, quanto a nutrição, produção e reprodução. Mas são eliminadas na quarta cria por causa das cotas de produção, limite que não temos", detalhou.

O presidente da Gadolando, José Ernesto Ferreira, defendeu níveis de produção dos associados da Gadolando iguais aos dos europeus. Porém, disse que é preciso tratar o preço do leite de forma técnica, já que o custo de produção varia conforme o produtor. "Hoje, o custo fica em torno de R$ 0,50 o litro e o produtor recebe R$ 0,45".

Doação

A cooperativa alemã RPN anunciou a doação de cinco mil doses de sêmen de touros da raça holandês para o programa RS Rural, do governo estadual. "Desejamos contribuir de forma objetiva com o projeto de fixação do homem no campo desenvolvido pelo governo gaúcho, visando atender a agricultura familiar", justifica o diretor da empresa no Brasil, Sérgio Thomas.

O vice-presidente da RPN, localizada em Verden, Ralf Strassemeyer, também salientou a idéia de implantar cooperação entre produtores e criadores de gado holandês. "O objetivo é criar animais que atendam necessidades de desempenho e rentabilidade. Na Alemanha, a média de produção de leite é de 27 quilos por vaca/dia", ressalta.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?