Em 2018, o U.S. Dairy Stewardship Commitment foi estabelecido, criando uma promessa de responsabilidade social para os consumidores. “Estou emocionado em informar que agora temos 29 empresas que representam mais de 70% do fornecimento de leite dos Estados Unidos que adotaram o compromisso e concordaram em monitorar e relatar o progresso em áreas como sustentabilidade ambiental, fome, segurança alimentar e bem-estar animal”, disse Barbara O'Brien, presidente do Innovation Center for U.S. Dairy e Dairy Management Inc.
O centro de inovação também anunciou o estabelecimento de novas metas de gestão ambiental. As metas foram aprovadas por unanimidade em votação do conselho de administração. O compromisso é que até 2050, o setor de lácteos dos EUA irá:
• Alcançar a neutralidade de carbono ou melhor;
• Otimizar o uso de água e maximize a reciclagem;
• Gerenciar esterco e nutrientes para melhorar a qualidade da água.
“Essas metas se baseiam em um compromisso de longa data com produtores de leite e nosso progresso ambiental”, disse O’Brien. “Na verdade, temos um novo relatório deste último ano que mostra que a produção de um galão de leite em 2017 requer 30% menos água, 21% menos terra e uma pegada de carbono 19% menor do que em 2007.”
“Para ter certeza, há muito trabalho pela frente. Mas estamos comprometidos em trabalhar não apenas no setor lácteo, mas com outros na agricultura e além, para encontrar soluções que promovam práticas sustentáveis ??e adoção de tecnologia." A indústria de laticínios também deve ser economicamente viável, com novas fontes de receita para os produtores de leite, disse ela. O setor está entre muitos outros setores agrícolas com foco na sustentabilidade.
"A agricultura dos EUA tem a oportunidade de superar as expectativas e ser líder no diálogo global”, disse O’Brien. “Continuar trabalhando juntos para demonstrar nosso progresso e avaliar o papel vital da agricultura na sustentabilidade alimentar global." Os desafios à frente são maiores do que qualquer fazenda ou setor.
“É nossa oportunidade, nossa responsabilidade como agricultura dos EUA, traçar o curso e fazer nossas vozes serem ouvidas nessas deliberações críticas”, disse O’Brien. “Precisamos compartilhar o que aprendemos para garantir que o melhor pensamento possível vá para a estrutura do sistema alimentar global de amanhã, que liga a nutrição ao meio ambiente, bem como outras considerações importantes, como vitalidade econômica e igualdade social.” A inovação é essencial para atender à demanda do consumidor por escolhas e expectativas de sustentabilidade, finalizou.
3 tendências globais de alimentos
A Covid-19 causou interrupções na cadeia de abastecimento de alimentos, trazendo à tona três tendências, disse O’Brien, durante o 2020 Sustainable Ag Summit.
1. Crescimento digital
Tem tido uma mudança acelerada e adoção de tecnologia e comércio eletrônico. “À medida que o mundo se fechava e o distanciamento social se tornava nossa nova norma, as pessoas e empresas ficavam online”, disse O’Brien. “Plataformas e comunidades digitais nos conectam como nunca antes.”
“Trabalho, educação e serviços de reforço escolar, compras e entretenimento, consultas médicas, fitness - até as aulas de ioga são todas virtuais. As empresas estão respondendo rapidamente para sustentar essa oportunidade online em um momento pós-Covid.”
2. Segurança alimentar
Há interdependência e liderança na nação com maior segurança alimentar do mundo. “Os economistas agora projetam que uma recuperação econômica total pode ser adiada até meados do ano que vem, o mais rápido possível”, disse O’Brien. “E com isso vem o aumento e a demanda contínua de programas de alimentação subsidiados e beneficentes.”
“No auge, o Feed America relatou um aumento de 70% na demanda e 40% desse aumento na participação veio de pessoas que nunca usaram um sistema de banco de alimentos antes. Isso não dá a todos nós uma nova apreciação da interdependência do sistema alimentar dos EUA e do privilégio que tivemos como uma população de ser uma das nações com maior segurança alimentar do mundo?”
3. Responsabilidade social
Marcas, empresas e setores não podem mais se dar ao luxo de ficar calados sobre as questões sociais. “Há uma reformulação de como as pessoas pensam e definem um sistema alimentar sustentável”, resaltou O’Brien. “Marcas, empresas, indústrias - incluindo a agricultura - não podem mais ficar à margem. Não temos o luxo de ficar calados sobre as questões ambientais, sociais e governamentais.”
As informações são do Agrinews, traduzidas pela Equipe MilkPoint.