Estiagem continua a castigar culturas no sul do Rio Grande do Sul
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
De acordo com levantamento realizado pela Emater regional, a pecuária registra de perdas na produção leiteira, com redução acentuada da produção devido à baixa oferta e má qualidade das pastagens e alimentação dos rebanhos.
Na cultura do milho as condições se agravam em todos os municípios. A alternativa está sendo a transformação em silagem, porém com baixa qualidade, devido à pequena formação de grãos. Com a estiagem, houve acentuada redução na área a ser semeada pós-fumo. O feijão registra perdas ao redor de 80% nas lavouras da safrinha em Canguçu.
A soja é outra cultura extremamente prejudicada pela estiagem. A cultura está nas fases de floração e enchimento de grãos. A estiagem provoca abortamento de flores e queda das vagens pequenas. A batata apresentou safra normal e a colheita foi encerrada, mas a produção está sem mercado comprador. Na segunda safra houve diminuição da área plantada em São Lourenço do Sul e Canguçu, devido à estiagem. A cultura do arroz continua sendo a mais favorecida pelas condições climáticas, e se encontra em plena colheita. O rendimento é normal. Na maioria dos municípios, a estimativa de colheita varia entre 50% e 60% da área.
Fonte: Diário Popular (Luciara Schneid), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.