ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Equipe do Balde Cheio acompanha preparativos para execução do projeto no Acre

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/09/2019

6 MIN DE LEITURA

0
1
Profissionais da Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos/SP) ministraram palestra sobre mitos e verdades do projeto Balde Cheio, na Embrapa Acre (Rio Branco), neste mês. A agenda da equipe na capital acreana também incluiu visita a uma das propriedades rurais que serão assistidas pelo projeto, para conhecer o seu potencial produtivo, interagir com técnicos que prestarão assistência aos produtores e alinhar procedimentos para execução da iniciativa no Acre.
 
A metodologia Balde Cheio atua na capacitação de técnicos da extensão rural para assistência continuada a propriedades leiteiras, com foco na adoção de tecnologias agropecuárias sustentáveis e ferramentas de gerenciamento da atividade, visando ao aumento da produtividade, melhoria da eficiência dos sistemas produtivos e geração de renda no campo. Entre outras demandas da pecuária leiteira, o projeto busca elevar o padrão genético do rebanho, melhorar a sanidade animal e qualidade das pastagens, adequar a dieta nutricional das vacas leiteiras e implantar projetos de irrigação de gramíneas nas propriedades.
 
Criado há mais de duas décadas, em 2017 o Balde Cheio se transformou em um projeto em rede, executado com a participação de 17 Unidades da Embrapa, em 14 estados. Um dos planos de ação prevê a integração entre as equipes, por meio de visitas às diferentes localidades. “Apesar de contarmos com uma comunicação mais imediata nas videoconferências, as conversas presenciais, mostrando a lógica de atuação do projeto e os princípios metodológicos a serem seguidos na adoção de tecnologias, proporcionam respostas mais efetivas no processo. Conhecer melhor o projeto tem motivado muitos profissionais da empresa a integrar as equipes. Em todas as Unidades que estivemos o projeto deslanchou após a visita de sensibilização”, afirma André Novo, analista da Embrapa Pecuária Sudeste e líder do projeto.
 
Para Bruno Pena, chefe-adjunto de transferência de tecnologias da Embrapa Acre, a visita de lideranças do projeto é uma oportunidade para a troca de experiências e para alinhamento da proposta metodológica às necessidades das propriedades que serão assistidas. “Sabemos que bem aplicada a metodologia Balde Cheio pode transformar o sistema de produção de leite e melhorar a qualidade de vida dos produtores. O compartilhamento de experiências de sucesso por pessoas que percorrem o Brasil conferindo os resultados do projeto, certamente vai fortalecer a confiança dos técnicos locais na abordagem de convencimento dos produtores na adoção de tecnologias inovadoras”, destaca.
 
Parcerias
 
A busca por parceiros para formação de arranjos locais visando à execução do Balde Cheio em propriedades rurais acreanas iniciou no final de 2018, trabalho capitaneado pela Universidade Feral do Acre (Ufac) e Embrapa. Atualmente, quatro produtores rurais, que também participam do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), se preparam para aderir ao projeto.
 
"As parcerias institucionais e entre diferentes elos da cadeia produtiva do leite são a base para implementação das ações. O envolvimento de profissionais da Embrapa na formalização de acordos é fundamental para definição de como será a relação entre instituições, técnicos da extensão rural e produtores. É importante conhecer as expectativas dos parceiros nesse processo, o quantitativo de técnicos que poderemos contar e estabelecer uma espécie de pacto colaborativo. Ao mesmo tempo, é necessário que cada parte compreenda qual será o seu papel na aplicação da metodologia Balde Cheio. Isso facilita a comunicação, agiliza o trabalho e garante resultados”, diz André Novo.
 
Ainda de acordo com o líder do projeto, a rede que dá sustentação ao Balde Cheio já conta com 145 parcerias em todo o Brasil e as equipes têm atuado na identificação de parceiros potenciais para fortalecimento das ações. Esse esforço coletivo já beneficia 1.150 propriedades leiteiras com apoio técnico para alavancar a produção e a renda familiar. A propriedade funciona como "sala de aula" para o aprendizado prático de produtores e técnicos no processo de adoção de tecnologias. “Acreditamos que nessa lógica é possível mudar a vida das famílias rurais. Aprender na prática é a forma mais eficiente de gerar conhecimento e promover inclusão social”, ressalta.
 
A produção de leite é uma importante alternativa de trabalho e renda para as famílias rurais acreanas. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 70% das 28 mil propriedades rurais do Estado praticam a atividade. Apesar desse contingente expressivo, as dificuldades na atividade são muitas, incluindo a baixa produtividade dos rebanhos e a degradação de pastagens. O professor da Ufac, Eduardo Mitke, coordenador do Balde Cheio no Acre, considera a união de esforços uma estratégia eficiente para superar essas e outras limitações.
 
“As experiências do projeto Balde Cheio em outros estados têm mostrado que com tecnologias adequadas é possível transformar pequenas propriedades leiteiras em empreendimentos altamente produtivos e rentáveis. A pecuária leiteira da região tem potencial e, pela primeira vez, diferentes instituições estão reunidas com os mesmos objetivos, que é proporcionar conhecimentos para o aumento da produção. Contar com parceiros que já investem em capacitação na atividade leiteira, como o Senar, por exemplo, confere uma base sustentável para execução do Balde Cheio, por convergir com a dinâmica do projeto”, afirma Mitke.
 
Visita a campo
 
Localizada a sete quilômetros da capital, Rio Branco, o Rancho São Bento está praticamente pronto para iniciar a adoção das primeiras tecnologias do projeto Balde Cheio. A propriedade conta com 12 hectares destinados à pastagem, sendo cinco já formados, e um rebanho de 23 vacas leiteira, 18 delas estão em lactação. O proprietário, Valdomiro Bento, conta que a ideia inicial era reformar mais quatro hectares de pastagens para elevar a oferta de alimento para o gado, entretanto, a partir das orientações da equipe do projeto percebeu que é mais rentável investir em adubação para melhorar a qualidade do pasto já existente e no manejo da pastagem.
Integrantes do projeto em visita ao Rancho São Bento, propriedade rural que será assistida pelo Balde Cheio em Rio Branco (AC) - Foto: Diva Gonçalves
 
“Vamos começar com meio hectare e planejar bem os investimentos para não fazer gastos desnecessários. De acordo com a evolução da produção, podemos ampliar a área e, quem sabe, implantar um sistema de irrigação na pastagem. Desde que ingressei no programa de assistência técnica do Senar, em janeiro deste ano, a produção de leite aumentou 30%, saltando de 70 para 100 litros de leite ao dia. Com o apoio do Balde Cheio tenho certeza que iremos mais longe. Nossa meta é chegar a 500 litros diários”, afirma o produtor rural.
 
André Novo explica que os investimentos na propriedade devem ser pensados a partir dos objetivos almejados e acontecer de forma gradativa. A recomendação é sempre começar o processo de adoção de tecnologias com uma área pequena, para aprender aos poucos e se adaptar às mudanças. Como no Acre o segmento do leite ainda está se estruturando e a indústria é pequena, é importante observar também a demanda do mercado. Em sua avaliação, o Sítio São Bento reúne as condições necessárias para se tornar uma Unidade Demonstrativa do projeto Balde Cheio, por ter na atividade leiteira a principal fonte de renda, ser de pequeno porte e de cunho familiar.
 
“Além disso, por integrar o programa de assistência técnica do Senar, a propriedade já incorporou mudanças importantes que vão facilitar a adoção de novas tecnologias.  Mas, o produtor também pode optar por ser apenas assistido do projeto, mas qualquer que seja a sua escolha, essa fase de adesão é o momento de avaliar o nível de responsabilidade que pode assumir. Além de enfatizar a necessidade de compromisso mútuo entre as partes, aspecto básico para a obtenção de resultados, as visitas a campo permitem conhecer distintas realidades e perceber o tipo de suporte que os técnicos necessitam para orientar sobre como atender as demandas de cada propriedade”, ressalta o líder do projeto.
 
As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures