Empresa canadense comprará fábrica da Nestlé na Argentina
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O gerente de Comunicações da Nestlé Argentina, Hugo Cucarese, disse que a "idéia de nos reunirmos era apresentar a ele o representante na Argentina da Innovatech, Pablo Amiama, que entra hoje neste processo que fará com que esta fábrica e todos os colaboradores da mesma passe a fazer parte da Innovatech Argentina".
Esta decisão trouxe maior tranqüilidade aos 40 funcionários da fábrica que há 15 meses estavam esperando a venda da planta e um maior esclarecimento sobre o futuro.
"Fechamos um pré-contrato com a Nestlé e dentro das clausulas deste pré-contrato está o início do contrato de co-empacotamento, onde a Nestlé fornecerá o creme e produzirá para nós, com exclusividade, a gordura desidratada (Anidrus Milk Fat - AMF), isso em uma primeira etapa, que será implementada de forma quase que imediata", disse Amiama. "Estamos pensando também na exportação de creme de leite fresco congelado e também estamos pensando em começar em breve, não mais do que 60 dias, a fabricação de blends, que são uma mistura a base de leite em pó, maltodextrina e açúcar. Isto de alguma forma estaria dando conteúdo a este contrato de co-empacotamento, que é a princípio uma discussão do contrato para o contrato definitivo que deverá levar alguns meses para ser fechado, após ter se completado o processo de auditorias feitas pela Nestlé e pela Dairy Partners America (DPA) da Innovatech, bem como das feitas pela Innovatech na DPA e da Nestlé".
A Innovatech é uma empresa de capital canadense e está constituída legalmente na Argentina sob o nome de Innovatech Argentina S.A., pertencente a esta companhia holding canadense. Tanto o representante da empresa multinacional, como os diretores da Nestlé disseram que os 40 funcionários continuarão trabalhando na fábrica.
Apesar de os representantes de ambas as empresas não terem informado o valor do acordo, este teria sido de aproximadamente US$ 2,3 milhões. A fábrica de Villa Nueva foi construída na década de cinqüenta e renovada estruturalmente entre 1995 e 1996, quando se automatizou e foram colocados equipamentos de nova geração, entre eles, evaporadores.
"A Innovatech tem sua origem no Canadá mas é uma empresa global e tem feito acordos para produzir e comercializar tanto na Europa como no Japão, além de estar buscando países do sul da Ásia. A idéia é, em longo prazo, produzir concentrados e isolados de proteínas de soja como produto estratégico. Porém, ao nos depararmos com a planta da Nestlé e suas características, decidimos manter este plano de negócio como de longo prazo, e aproveitar as vantagens que vimos na planta de Villa Nueva, que está totalmente equipada para produzir gordura do leite, além de produzir leite em pó. Neste momento há uma situação de mercados internacionais que não queremos perder de forma que, em curto prazo, começaremos com a produção a partir das instalações já disponíveis e em perfeitas condições. A gordura desidratada do leite é um produto no qual vemos muito potencial. Temos contratos com a Mitsubishi para a elaboração de blends de leite em pó e outros componentes".
Fonte: TodoAgro.com.ar, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.
Deixe sua opinião!

ERECHIM - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE INSUMOS PARA LATICÍNIOS
EM 27/06/2020