FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Embrapa e Chesf inauguram Unidade de Beneficiamento de Leite em Casa Nova-BA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 25/11/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A Embrapa Semiárido (Petrolina, PE), em parceria com a Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), inaugurou na última quarta-feira (18) uma Unidade de Beneficiamento de Leite no Sítio Novo Socorro, município de Casa Nova-BA. Denominada ‘Bolos e CIA do Sítio’, a Unidade faz parte do plano de ação dos projetos Lago de Sobradinho e Eólicas de Casa Nova, e vai beneficiar os membros da Associação de Pequenos Produtores do local.

Além do espaço físico, a unidade foi entregue totalmente equipada com materiais e acessórios, como freezer, mesas, estantes, fogão industrial, batedeira planetária, panelas, formas, espátulas, entre outros utensílios necessários para o desenvolvimento das atividades na ‘Bolos e CIA do Sítio’. Os projetos também proporcionaram às mulheres da Associação participarem de cursos de capacitação sobre uso e boas práticas de beneficiamento do leite.

Para o gestor da Chesf, Rodolfo de Sá Cavalcanti, foi grande a alegria e sensação de dever cumprido pela inauguração dessa importante iniciativa, que busca melhorar a qualidade, eficiência e a gestão dos produtos já produzidos pelas mulheres da região. ‘É uma forma de empoderar e valorizar o trabalho feminino deste município", afirma.

A felicidade também foi compartilhada pela produtora Francikelly Reis de Souza. Ela acredita que haverá um aumento na procura dos produtos com a unidade de beneficiamento. “Antes, era necessário sair de porta em porta para vender os bolos, biscoitos, doces e salgados, agora os clientes buscam direto com a gente. Nossa produtividade aumentou porque temos os equipamentos adequados, fomos capacitadas e eles confiam mais no que estão consumindo, sabendo que o ambiente em que trabalhamos tem um maior controle de qualidade”.

O pesquisador Rebert Coelho Correia, coordenador dos projetos, também ressalta a importância desse processo. “Essa unidade é uma oportunidade de gerar emprego e renda, possibilitando aprendizado e estrutura para que as mulheres da Associação consigam produzir alimentos com qualidade e seguindo as boas práticas de fabricação", completa.

Os projetos

Os projetos 'Eólicas de Casa Nova’ e ‘Lago de Sobradinho’ se encerram em 12 e 28 de dezembro deste ano, respectivamente, e já beneficiaram juntos, direta e indiretamente, mais de 14 mil produtores rurais no estado da Bahia. Os dois programas vêm proporcionando a transformação social por meio de um conjunto de atividades voltadas para melhoria da qualidade de vida dos pequenos agricultores e pescadores da região.

Ao longo de 10 anos de projetos, foram executados vários planos de ação, com repasse de tecnologias da Embrapa para o aperfeiçoamento de cultivos, incentivo a fruticultura, produção de leite, recuperação de mata ciliar, manejo da Caatinga, criação de bovinos, caprinos e ovinos, apicultura, piscicultura, beneficiamento de frutas, mandioca, carne e leite, além de diversas capacitações, cursos, dias de campo, visitas técnicas e distribuições de sementes, mudas e fertilizantes.

Por meio das tecnologias e conhecimentos transferidos, os agricultores estão sendo capazes de reduzir os custos e aumentar a produtividade em suas áreas, melhorando a qualidade dos produtos gerados e garantindo maior inserção e competitividade no mercado regional.

As informações são da Embrapa.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint