EMATER/RS: produtores ajustam dieta do rebanho

A proximidade do fim do ciclo de aveia e azevém diminui a produção de leite no RS, mas produtores reforçam a dieta animal para manter o desempenho.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
A produção de leite está em níveis satisfatórios, mas apresentou leve queda em algumas regiões devido ao final do ciclo das pastagens. A qualidade do leite permanece adequada, apesar de problemas pontuais na contagem de células somáticas e bacteriana. Em várias regiões, ajustes na dieta e suplementação foram realizados para manter a saúde e o bem-estar do rebanho. A tendência é de queda na produção nas próximas semanas, especialmente nas propriedades que utilizam pasto.

A produção está em patamares satisfatórios, mas houve leve redução, em algumas regiões, em relação aos dois últimos meses. Essa queda já era esperada em razão da proximidade do final do ciclo das pastagens de aveia e de azevém, o que compromete gradualmente o volume e, sobretudo, a qualidade nutricional da dieta das matrizes. Os parâmetros de qualidade do leite, como gordura e proteína, estão adequados. Contudo, durante os períodos mais chuvosos, houve problemas pontuais de aumento na contagem de células somáticas (CCS) e bacteriana (CBT).

Na região administrativa da Emater/RS-Ascar de Bagé, em Hulha Negra, os produtores substituíram a ração de 16% por 18% de proteína e adicionaram milho na dieta das vacas em pico de lactação ou com necessidade de melhoria do escore corporal. Em algumas propriedades, as reservas de silagem de milho estão se esgotando.

Continua depois da publicidade

Na de Caxias do Sul, o estado corporal dos animais está satisfatório, e o bem-estar do rebanho foi favorecido pelas temperaturas mais amenas. A sanidade se manteve dentro do esperado, e foi realizado controle de ectoparasitas e verminoses.

Na de Erechim, os rebanhos estão em estado sanitário e nutricional adequado. Em razão da qualidade proteica e da digestibilidade das pastagens, os produtores reduziram o uso de concentrados. Em propriedades com menor oferta de volumosos, houve casos pontuais de perda de escore corporal.

Na de Ijuí, o volume de produção atingiu o pico no período, mas há tendência de queda nas próximas semanas, nas propriedades em sistema de produção de leite a pasto, devido à redução da qualidade das forrageiras anuais de inverno, que estão em final de ciclo.

Continua depois da publicidade

Na de Passo Fundo, os animais manejados predominantemente a pasto receberam suplementação de silagem e ração. O rebanho apresentou estado nutricional adequado e alto escore corporal. A produção foi considerada satisfatória.

Na de Pelotas, houve retomada gradual da produtividade como reflexo do manejo das lavouras e do estado sanitário e corporal apropriados.

Na de Santa Maria, alguns produtores utilizaram silagem de milho para complementar a alimentação do rebanho. A produtividade se manteve estável, e a condição sanitária dos animais está apropriada.

Na de Santa Rosa, o fornecimento de volumosos e de concentrados proteicos está elevado para compensar a baixa qualidade das pastagens. Houve redução na produção diária de leite, mas a boa disponibilidade de silagem deve ajudar a estabilizar a produção até que as pastagens de verão estejam plenamente disponíveis.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?