Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇOS & PRODUÇÃO
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇOS & PRODUÇÃO
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

Emater-MG apoia uso de APP da Epamig, para gerenciamento da atividade leiteira

A equipe da Epamig, compartilhou resultados positivos obtidos durante os testes do aplicativo em campos experimentais e em propriedades particulares. Saiba mais

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 06/07/2023 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A diretoria técnica e pesquisadores da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) se reuniram, nesta terça-feira (04/07), com representantes da Emater-MG para oficialmente apresentar o aplicativo de Gerenciamento de Custos na Atividade Leiteira (Gercal). 

A equipe da Epamig, liderada pelo diretor de Operações Técnicas, Trazilbo José de Paula Júnior, compartilhou os resultados positivos obtidos durante os testes do aplicativo em campos experimentais da Epamig e em propriedades particulares.

O Gercal é um aplicativo desenvolvido para estimar o custo de produção de leite, preenchendo uma lacuna de informações que os produtores de leite no Brasil enfrentam. A falta de dados precisos sobre os custos de produção e o manejo adequado da atividade torna difícil para os produtores gerenciar efetivamente seus negócios.

De acordo com Trazilbo José de Paula Júnior, a parceria com a Emater-MG é fundamental para alcançar o objetivo do aplicativo, de melhorar a vida dos produtores rurais, fornecendo assistência técnica e orientação sobre as melhores práticas de gerenciamento de propriedades leiteiras.

Continua depois da publicidade O futuro do campo Cresce com a gente!

Nós da Epamig estivemos na Emater-MG para apresentar o potencial do aplicativo e contar com a ajuda das equipes de assistência técnica e extensão rural para a divulgação dessa ferramenta e para o envolvimento de um número maior de propriedades", afirmou o diretor de Operações Técnicas da Epamig. "Acreditamos que essa parceria nos permitirá acumular um grande número de dados, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas que incentivem a produção de leite e proporcionem um atendimento mais efetivo aos produtores rurais."

Facilidade

O aplicativo Gercal, desenvolvido pela Epamig e disponibilizado gratuitamente, permite aos produtores de leite calcular e gerenciar os custos de produção. Após o registro de dados cadastrais, financeiros e informações sobre o rebanho, o sistema gera um demonstrativo consolidado dos resultados. O aplicativo é fácil de usar, possui uma linguagem simples e está disponível para download na Play Store, sendo compatível com dispositivos Android.

Continua depois da publicidade Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Djalma Pelegrini, pesquisador da Epamig e um dos idealizadores da ferramenta, explicou: "O Gercal é um aplicativo livre e gratuito que pode ser utilizado por produtores de leite, gestores de propriedades leiteiras e técnicos dos setores público e privado. O APP fornece um relatório consolidado que permite aos produtores, gestores ou técnicos interpretarem o desempenho econômico-financeiro da propriedade, incluindo a margem bruta e líquida, além de possibilitar a avaliação do desempenho técnico da propriedade."

O aplicativo Gercal é uma solução especialmente útil para pecuaristas que operam em pequena escala e desejam iniciar o gerenciamento de custos. A Epamig acredita que será amplamente adotado por produtores que ainda não utilizam nenhum tipo de software ou aplicativo para a gestão de suas propriedades.

Parceria

Na sede da Emater-MG, em Belo Horizonte, a equipe da Epamig foi recebida pelo diretor técnico, Gelson Soares Lemes, pelo gerente do Departamento Técnico, Milton Nunes, e pelos coordenadores estaduais de Pecuária de Leite, Nauto Martins, e de Fertilidade de Solos (área de meio ambiente), Márcio Stoduto de Mello. Trazilbo informou que as próximas reuniões já estão agendadas para avançar nessa parceria estratégica entre as duas empresas.

A Epamig e a Emater-MG são vinculadas à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento e atuam junto aos produtores rurais de Minas Gerais, com o objetivo de impulsionar a produtividade, a sustentabilidade e a competitividade do agronegócio mineiro.

 

As informações são da Seapa, adaptadas pela Equipe MilkPoint. 

 

 
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0
O futuro do campo Cresce com a gente!

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

05/06/2026

Cooperativa de laticínios uruguaia Coleme encerra atividades após período de declínio

01/06/2026

Curiosidade: Carlo Ancelotti cresceu em área rural e era produtor de queijo parmesão

05/06/2026

Carambeí-PR retoma liderança nacional em ranking das Top 100

01/06/2026

Produtores do Paraná criam 'desafio do leite' e arrecadam mais de 5 mil litros em doações

03/06/2026

Tia Sônia e Nestlé lançam kit especial com granola e iogurte

01/06/2026

Arla Foods e DMK Group anunciam fusão que criará o maior negócio de laticínios da Europa

BI
GlobalGen

Destaques de hoje

Santa Vitória une leite de excelência, iogurte em vidro e clube de assinaturas
Indústria de laticínios

Santa Vitória une leite de excelência, iogurte em vidro e clube de assinaturas

Frente fria coloca sete estados em alerta para chuvas e frio na segunda semana de junho
Giro de Notícias

Frente fria coloca sete estados em alerta para chuvas e frio na segunda semana de junho

Como uma cidade cearense passou de 3 milhões para 35 milhões de litros de leite produzidosano?
Giro de Notícias

Como uma cidade cearense passou de 3 milhões para 35 milhões de litros de leite produzidosano?

Carambeí-PR retoma liderança nacional em ranking das Top 100
Giro de Notícias

Carambeí-PR retoma liderança nacional em ranking das Top 100

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em maio
Panorama de Mercado

Lácteos registram aumento nas importações e nas exportações em maio

Betânia faz o coração do Nordeste bater mais forte com João Gomes em campanha de São João
Giro de Notícias

Betânia faz o coração do Nordeste bater mais forte com João Gomes em campanha de São João

MegaLeite ABS

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇOS & PRODUÇÃOCOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Interleite Brasil: Capacitando e fortalecendo a produção de leite no Brasil

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?