Dinamarca tomará medidas contra o quase monopólio da Arla Foods
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Segundo Beldsen, tem havido muitos episódios nos quais a Arla tem abusado de sua posição dominante no mercado. Para a diretora de informação da Arla, Astrid Gade Nielsen, as advertências do ministro são desnecessárias, já que a empresa está em processo de revisão dos acordos com seus sócios.
O grupo Arla Foods foi criado na primavera do ano 2000, após a fusão da empresa dinamarquesa MD Foods e a empresa sueca Arla. Atualmente é a maior companhia de lácteos da Europa com uma recepção total de 7,1 milhões de toneladas de leite. Está constituída de forma cooperativa, com 14,9 mil produtores da Dinamarca e da Suécia. Os aproximadamente 7,9 mil produtores cooperativos dinamarqueses enviam 4 milhões de toneladas de leite à cooperativa. Isto corresponde a mais de 90% da produção leiteira na Dinamarca. Os cerca de 7 mil produtores cooperativos suecos entregam 2,2 milhões de toneladas, o que representa cerca de 60% da produção láctea da Suécia.
Recentemente, o Tribunal de Competição britânico aprovou a fusão entre a Express Dairies e a filial britânica da Arla Foods. A fusão das duas empresas representa o maior grupo lácteo do Reino Unido. Além disso, a Arla está buscando comprar outra grande empresa em outro país europeu, provavelmente na Alemanha.
Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.