Deputados querem intervenção na Parmalat
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Paul Singer afirma que o Governo está preocupado com a ameaça de perda de seis mil postos de trabalho que a falência da Parmalat pode acarretar e adverte que a crise da multinacional italiana não afeta só os consumidores e os produtores de leite, mas também os de frutas, já que a empresa também vende sucos. Ele listou ainda outras possibilidades para ajudar a Parmalat a continuar funcionando, como a de o Governo brasileiro emprestar R$ 50 milhões à empresa como capital de giro. Outra opção é a matriz italiana fornecer esse capital à filial brasileira, também a ser utilizado como capital de giro, e não para pagar credores. Há ainda a possibilidade de outras empresas, inclusive credores, comprarem a Parmalat.
Alexandre Gheventer alerta que, se a Parmalat deixar o mercado, pode haver a concentração do comércio desse segmento nas mãos de outras empresas. Hoje, a filial brasileira tem 8% do mercado, e a Nestlé, 10%. No entanto, Gheventer ressalta que a saída da Parmalat, em princípio, não significaria a constituição de um monopólio.
MP PARA A RECUPERAÇÃO
Os deputados Osvaldo Biolchi (PMDB-RS) e Leonardo Vilela (PP-GO) defendem a edição de uma medida provisória que antecipe as regras previstas na Lei de Falências (PL 4376/93), cujo projeto está atualmente em análise no Senado, para permitir a recuperação da Parmalat. Assim, a empresa poderia ser submetida a um plano de recuperação e negociar com credores e fornecedores o pagamento das dívidas, sem parar de funcionar. Paul Singer disse que, como há um projeto sobre o assunto tramitando no Congresso, a edição de uma MP seria um desacato ao Legislativo. Vilela discordou de Singer. "Se for assim, o Governo já desacatou o Congresso mais de cem vezes desde que assumiu o poder", respondeu o deputado.
Fonte: Agência Câmara (por Carla Benevides), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.