A francesa Danone está comprando mais soro de leite e alumínio de partes da Ásia, disse um alto executivo à Reuters, uma medida que analistas disseram que poderia cortar custos, mas também antagonizar fornecedores europeus.
A gigante dos laticínios, que fabrica o iogurte Activia, a fórmula infantil Aptamil e a água Evian, depende muito da Europa para obter matérias-primas. Mas a inflação de custos que começou com os impasses da era COVID-19 apenas para ser exacerbada pela guerra na Ucrânia deixou o setor lutando para controlar as despesas e proteger as margens.
A Danone respondeu expandindo sua base de commodities nos mercados asiáticos, incluindo Índia, China e Sudeste Asiático, disse o diretor de operações, Vikram Agarwal. “Já havíamos iniciado o programa antes da guerra na Ucrânia e os consequentes riscos de abastecimento e aumento de custos na Europa tornaram isso ainda mais relevante”, afirmou.
A Danone está adquirindo embalagens de alumínio, plástico, embalagens de papel e ingredientes como soro de leite e maltodextrina de fora da Europa, disse Agarwal. Mas a mudança para obter soro de leite de fora da Europa pode pressionar as relações da Danone com produtores de leite em seu país de origem e no resto do continente, disseram analistas.
O soro de leite é um ingrediente chave na fórmula infantil, bem como em produtos nutricionais para idosos. A Danone tem um relacionamento relativamente forte com produtores de leite europeus, disseram analistas, mas as tensões dentro do setor são altas.
"Eu diria boa sorte com os produtores franceses", disse Bruno Monteyne, analista da Bernstein. "Se eles não estão em greve por pensões, logo entrarão em greve porque um de seus maiores clientes está lidando com a concorrência estrangeira." Os produtores de leite da França protestaram nos últimos anos contra os preços propostos pelas empresas de laticínios, em parte alimentados pela abolição das cotas de lácteos da União Europeia em 2015, bem como queixas no setor pecuário sobre regras ambientais e de bem-estar animal mais rígidas.
A Danone, cujos rivais incluem as empresas de alimentos Nestlé e Unilever, também está trabalhando para melhorar sua eficiência energética, disse Agarwal. A empresa estabeleceu metas de sustentabilidade, incluindo a melhoria da eficiência energética em 30% até 2025. Como parte desse processo, 20 fábricas da Danone estão tendo seu uso de energia avaliado por consultores independentes, disse ele. Também está mudando receitas e formulações de produtos para gerenciar interrupções no fornecimento e inflação.
As informações são da Reuters, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint.