Cooperativas pedem liberação de EGF para ministro da Agricultura

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Representantes de 20 cooperativas de laticínios, responsáveis pela produção diária de 8 milhões de litros de leite, estiveram reunidos hoje (27/01) na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) para discutir ações de reestruturação do setor. Uma das principais reivindicações dos produtores é a liberação dos Empréstimos do Governo Federal (EGF's) para permitir a estocagem e normalizar a oferta do produto no mercado.

De acordo com representantes de cooperativas, os bancos vêm exigindo garantia real, aval e recebíveis para disponibilizar o dinheiro aos produtores. Durante o encontro que reuniu a Câmara Temática do Leite do Conselho Especializado do Ramo Agropecuário da OCB, foi redigido um documento ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, com as reivindicações dos produtores. Os produtores alegam que o Banco do Brasil está forçando as cooperativas a tomarem recursos com taxas superiores às permitidas pelo crédito rural e pedem a imediata liberação dos R$ 200 milhões anunciados pelo governo e que ainda não foram liberados.

Segundo o coordenador da Câmara Temática de Leite da OCB e vice-presidente da Cooperativa Itambé, Jacques Gontijo, a instabilidade do setor está ocorrendo pois a safra 2003/04 atingiu um crescimento de 15% em relação à safra anterior gerando aumento da oferta e queda de 20% em média no preço do leite. Além disso, a falta de mecanismos de estocagem, como os EGF's, também vêm prejudicando os produtores. "Precisamos aumentar a capacidade de organização dos produtores para buscar mais espaço no mercado", ressaltou o presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas.

Entre ações discutidas na reunião para o reposicionamento estratégico do Cooperativismo de leite foram abordadas: a criação de um sistema de informação de preços ao produtor com indicadores de mercado para orientar as decisões estratégicas das cooperativas; a formação de uma rede de negócios entre cooperativas; o desenho de um novo modelo de capitalização ao produtor e a industrialização e comercialização da produção com agregação de valor ao produto.

Atualmente são registradas na OCB 353 cooperativas de laticínios que possuem 151 mil associados e são responsáveis por 40% da captação do leite no país. Os dados fazem parte do censo das cooperativas de leite divulgado em julho do ano passado pela OCB.

Fonte: Gerência de Comunicação da OCB (por Rosane Henn), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?