Cooperativa central de SC cria departamento para entrar no segmento leiteiro

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A Coopercentral Aurora, tradicional no setor de aves e suínos no Sul do país, está entrando no segmento de leite. Em assembléia realizada em novembro passado, a cooperativa decidiu criar um departamento especializado em leite, em sua sede em Chapecó, SC, e está em busca de parceiros no Sul do país para industrializar o leite produzido por seus cooperados.

O vice-presidente da Aurora, Mário Lanznaster, disse que a empresa está contratando um executivo que ficará incumbido de negociar as parcerias para a produção de leite longa vida, leite em pó e queijo. Os produtos serão comercializados pela Coopercentral, mas a marca ainda não está definida. Pode ser Aurora, a marca usada nos produtos de aves e suínos, ou Dellis, do suco produzido pela cooperativa, segundo Lanznaster.

Ele afirmou que o objetivo é "assegurar o aproveitamento" do leite produzido por seus cooperados, que também fornecem frangos e suínos para abate pela empresa. Esses produtores estão na região oeste catarinense e no noroeste gaúcho e produzem um milhão de litros de leite por dia.

A meta é processar 20% desse volume até o fim deste ano. O processamento do total de um milhão de litros seria atingido, gradativamente, entre quatro e cinco anos.

Em uma etapa seguinte, a Aurora planeja construir uma unidade industrial própria. Em outubro de 2001, a empresa chegou a anunciar que construiria uma fábrica em parceria com outras cooperativas, mas o projeto não vingou. De acordo com Lanznaster, o plano foi adiado pelo fato de o foco da Aurora ser nas carnes e devido aos custos elevados.
Ele explicou que o plano da Aurora visa a reduzir a dependência dos produtores de grandes grupos que industrializam leite. Na região, atuam Parmalat, Tirol e Cedrense.

Além disso, a Coopercentral quer agregar valor ao leite produzido por seus cooperados. Outra meta é que a região oeste deixe de ser apenas uma fornecedora de matéria-prima para as indústrias.

Segundo a Aurora, há cerca de três anos, as cooperativas catarinenses estudam a viabilidade econômica de industrializar leite no oeste do Estado, que tem a maior bacia leiteira de SC, com uma produção de 40 milhões de litros de leite por mês. A produção catarinense atinge 1,05 bilhão de litros de leite por ano.

Fonte: Valor OnLine (por Alda do Amaral Rocha), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?