ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumo de leite não aumenta níveis de colesterol, mostra estudo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 24/05/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Um estudo publicado no International Journal of Obesity analisou grandes estudos populacionais em quase 2 milhões de participantes e descobriu que pessoas que bebem grandes quantidades de leite regularmente têm níveis mais baixos de colesterol bom e mau, embora seus níveis de Índice de Massa Corporal (IMC) fossem mais altos, quando comparado com aqueles que não bebiam leite.

Uma análise mais aprofundada de outros grandes estudos também sugere que pessoas que consumem leite regularmente têm 14% menos risco de ter doença coronariana. A equipe de pesquisadores fez uma abordagem genética para o consumo de leite, observando uma variação no gene da lactase associada à digestão do açúcar do leite, conhecido como lactose. O estudo mostrou que observar a variação genética que permite digerir a lactose era uma boa maneira de identificar pessoas que consumem níveis mais elevados de leite.

O professor Vimal Karani, professor de nutrigenética e nutrigenômica da Universidade de Reading, disse: “descobrimos que os participantes com uma variação genética que associamos a maior ingestão de leite tinham IMC e gordura corporal mais elevados, mas, de maneira importante, tinham níveis mais baixos de colesterol bom e ruim. Também observamos que aqueles que possuíam esta variação genética também tinham um risco significativamente menor de doença coronariana. Tudo isso sugere que a redução da ingestão de leite pode não ser necessário para a prevenção de doenças cardiovasculares."

A nova pesquisa foi conduzida após vários estudos que investigaram anteriormente a ligação causal entre alta ingestão de laticínios e doenças cardiometabólicas, como obesidade e diabetes. Para contabilizar as inconsistências no tamanho da amostra, etnia e outros fatores, a equipe conduziu uma meta-análise de dados em até 1,9 milhão de pessoas e usou a abordagem genética para evitar evidências confusas.

Mesmo que os dados do biobanco do Reino Unido tenham mostrado que as pessoas com a variação genética da lactase tinham 11% menos risco de diabetes tipo 2, o estudo não sugeriu que haja qualquer evidência forte de uma ligação entre maior ingestão de leite e maior probabilidade de diabetes ou suas características relacionadas, como glicose e biomarcadores inflamatórios.

Karani pontuou: “o estudo certamente mostra que o consumo de leite não é um problema significativo para aumentar o risco de doenças cardiovasculares, embora tenha havido um pequeno aumento no IMC e na gordura corporal entre os bebedores de leite. O que fazemos nota no estudo é que ele ainda não está claro se é o teor de gordura em produtos lácteos que está contribuindo para os níveis mais baixos de colesterol ou é devido a um desconhecido 'fator de leite' “.

A equipe da University of Reading, da University of South Australia, do Southern Australian Health and Medical Research Institute, da University College London e da University of Auckland trabalharam juntas no estudo.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures