O valor de referência do leite projetado para o Rio Grande do Sul em julho é de R$ 3,4163 o litro.
O indicador – que considera apenas os primeiros dez dias do mês – foi divulgado pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite) na manhã desta terça-feira (19/07).
Segundo o coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, o momento é de recuperação para o produtor e para a indústria que há meses vêm sentindo os impactos da alta dos custos de produção. “Se nós continuássemos naquela situação, teríamos muito mais produtores abandonando a atividade, a indústria encerrando suas atividades e o Brasil teria que importar leite e derivados de outros países”, ponderou.
As informações são do Conseleite/RS.
Ainda não conhece nossa página de preços do leite e outros indicadores de mercado? Acesse, clique aqui.
- O que é e quem participa do Conseleite?
O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite).
- Qual o objetivo da associação?
Um dos objetivos é divulgar o valor de referência projetado para o leite que está sendo entregue no mês corrente, além do valor consolidado após o fechamento do mês.
- Como é calculado o valor projetado?
Para calcular o valor projetado, usa-se como base a efetiva comercialização dos derivados lácteos durante às duas primeiras semanas do mês em curso.
Além dos preços médios de comercialização dos derivados pelos laticínios, o método de cálculo do preço de referência considera as seguintes variáveis: mix de comercialização dos derivados; rendimento industrial do leite na fabricação dos produtos e participação do custo da matéria-prima no custo total de produção dos derivados.
*Fonte da foto: Freepik
