Conseleite/RS: projeção de alta de 19,17% no valor de referência para leite entregue em julho

Foi divulgado o valor de referência do leite projetado para o Rio Grande do Sul em julho. Confira aqui!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 2

O valor de referência do leite projetado para o Rio Grande do Sul em julho é de R$ 3,4163 o litro.

O indicador – que considera apenas os primeiros dez dias do mês – foi divulgado pelo Conselho Paritário Produtores/Indústrias de Leite do Estado do Rio Grande do Sul (Conseleite) na manhã desta terça-feira (19/07).

Continua depois da publicidade

Segundo o coordenador do Conseleite, Eugênio Zanetti, o momento é de recuperação para o produtor e para a indústria que há meses vêm sentindo os impactos da alta dos custos de produção. “Se nós continuássemos naquela situação, teríamos muito mais produtores abandonando a atividade, a indústria encerrando suas atividades e o Brasil teria que importar leite e derivados de outros países”, ponderou.

Figura 1

As informações são do Conseleite/RS.

Ainda não conhece nossa página de preços do leite e outros indicadores de mercado? Acesse, clique aqui

  • O que é e quem participa do Conseleite?

O Conseleite é uma associação civil, regida por estatuto e regulamentos próprios, que reúne representantes de produtores rurais de leite do estado e de indústrias de laticínios que processam a matéria-prima (leite).

  • Qual o objetivo da associação?

Um dos objetivos é divulgar o valor de referência projetado para o leite que está sendo entregue no mês corrente, além do valor consolidado após o fechamento do mês.

  • Como é calculado o valor projetado?

Para calcular o valor projetado, usa-se como base a efetiva comercialização dos derivados lácteos durante às duas primeiras semanas do mês em curso.

Além dos preços médios de comercialização dos derivados pelos laticínios, o método de cálculo do preço de referência considera as seguintes variáveis: mix de comercialização dos derivados; rendimento industrial do leite na fabricação dos produtos e participação do custo da matéria-prima no custo total de produção dos derivados.

*Fonte da foto: Freepik

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 2

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Claudio Nery Martins
CLAUDIO NERY MARTINS

ACEGUÁ - RIO GRANDE DO SUL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 22/07/2022

Deve-se colocar, também, como fator importante no cálculo da do valor projetado do leite pago aos produtores pela agroindústria, o custo da produção do leite nos tambos. Essa inclusão, depois de um forte trabalho do setor representativo dos produtores, no CONSELEITE, foi finalmente introduzida nos cálculos utilizados pela equipe da UPF e pacificou o grande impacto negativo da atividade nos últimos 18 meses e que tinham acelerado a desistência da atividade de mais de 40 mil produtores no RS. (Dados da Emater).
Qual a sua dúvida hoje?