ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conceito de sustentabilidade ampliada ganha espaço no varejo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 12/01/2021

2 MIN DE LEITURA

0
0

Já faz alguns anos que o tema da sustentabilidade ampliada, que abrange não só as questões ligadas ao meio-ambiente, como também as de saúde, preocupação social e cidadania, está presente no planejamento estratégico das empresas ao redor do mundo.

"Isso se deu porque as empresas passaram a entender que com a aderência ao tema, elas não só cumpriam com o seu papel perante o planeta, como podiam ter uma melhora de imagem junto a todos os públicos estratégicos e também econômico, uma vez que a sustentabilidade bem praticada permite reduzir desperdícios, perdas e custos, além de gerar receitas adicionais", explica Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade , empresa internacional de soluções para o varejo. 

O especialista lembra que no varejo não foi diferente. Como o consumo exacerbado é considerado um dos principais vilões no quesito da sustentabilidade — por conta da alta retirada de recursos da natureza e do grande volume de lixo produzido —, as marcas passaram a entender que deveriam encontrar maneiras de encontrar compensações para o planeta e para a sociedade.

Desde o lançamento do Pacto Global a Organização das Nações Unidas (ONU) nos anos 2000, a realidade empresarial foi mudando aos poucos, até que em 2020 tivemos uma assustadora realidade escancarada: em poucos meses de isolamento o mundo viu uma diminuição nos níveis de poluição em diversas capitais. Stenio Souza cita um levantamento da NASA segundo o qual o isolamento social gerou uma redução 20% nas emissões de dióxido de nitrogênio desde fevereiro em todo o mundo.

"Quando olhamos para este ano que passou, percebemos que o comportamento de compra dos consumidores mudou radicalmente. Além de estarem cada vez mais atentos com o que a indústria e o varejo estão fazendo no âmbito social, que engloba não só a sustentabilidade, como apoio às causas raciais, LGBTQIA+ e etc, as prioridades de consumo mudaram, tornando os itens essenciais os primeiros de todas as listas de compra e deixando de lado as aquisições supérfluas", destaca o CEO da Smollan iTrade.

Com isso, todo o varejo e o trade, que têm como maior ativo as pessoas, tiveram que tornar imprescindível o olhar 360º sobre os impactos diretos e indiretos que afetam os colaboradores, clientes e o planeta. Na prática, significa a implementação de uma agenda global de ações que envolvam a sustentabilidade do meio-ambiente e também das pessoas que compõe todo esse cenário.

Alguns exemplos de iniciativas sustentáveis que já estão em evidência em todos os varejos são: a substituição de sacolas plásticas por reutilizáveis; reciclagem dos cupons fiscais; diminuição dos panfletos e tablóides por aplicativos e display digitais; utilização de energias renováveis, além de todos os processos de prevenção de perdas de alimentos que geram prejuízos financeiros e até ecológicos — segundo a FAO, cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados ao ano no mundo.

"Sendo assim, é necessário que as empresas que compõe a cena do varejo estejam sempre antenadas em tudo o que está acontecendo ao redor do mundo e, o mais importante, que consigam acompanhar a velocidade das mudanças, pensando sempre no melhor para o meio-ambiente e para a sociedade como um todo", finaliza Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade.

As informações são do SA Varejo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures