Com as temáticas de comportamento do consumidor, comunicação com influência, inteligência artificial e influência e smart money, o 2º dia da edição 2023 do BHBFestival continuou trazendo importantes temas para o setor de alimentos e bebidas, e o MilkPoint seguiu marcando presença no evento.
Dentro do bloco sobre comportamento do consumidor, na primeira palestra do dia a antropóloga Valéria Brandini, que atua na área de consumo, mostrou como o alimento é um importante traço cultural, sendo resultado de um contexto socioeconômico, e como a juventude vem sendo um importante lançador de tendências e padrões de consumo, impactando de forma direta a inovação do setor de alimentos e bebidas.
Valéria também pontuou em como a diversidade, conforto e tendências (muitas vezes vindas das redes sociais) ditam o comportamento e a alimentação da geração atual, além da experiência gastronômica, que muitas vezes se tornam necessárias para chamar a atenção desta geração, ditando as inovações que são criadas hoje para os alimentos e bebidas.
Fernanda Credidio, Head of Innovation Process Management da BRF, complementou o tema mostrando sobre a necessidade de trazer maior eficiência para o processo de inovação, sempre se adequando às tendências de mercado (que são cada vez mais breves) com o objetivo reduzir o tempo do produto ir ao mercado e evitando rupturas no processo de criação de produto. Marta Oliveira, Diretora de Estratégia e Transformação da Heinz, enfatizou que a inovação sem um processo eficiente é apenas uma boa ideia, mostrando que quando uma indústria alimentícia coloca a inovação como um dos motores de partida, rever os processos e torná-los mais eficientes se torna necessário.
Durante o segundo bloco, a comunicação com influência foi colocada em pauta. A palestrante Carol Godoy, da Equilibrium, abordou sobre como hoje o consumidor evita assistir os inúmeros anúncios que chegam até ele, e que hoje as marcas precisam ensinar para o consumidor aquilo que eles precisam que o consumidor saiba: “quem ensina se torna autoridade e líder sobre o assunto, quem ensina entende do assunto” pontuou a palestrante. E dentro do setor lácteo, diante de diversas fakenews que chegam aos consumidores, este se torna um importante pontapé para que informações corretas sejam divulgadas através das próprias indústrias lácteas, ensinando sobre a importância e as vantagens do consumo de leite e derivados, utilizando até mesmo seus próprios canais de comunicação para fazerem isso.
E diante das diversas tecnologias que estão disponíveis e sendo criadas constantemente, o terceiro bloco do evento abordou sobre o uso da inteligência artificial nas indústrias de alimentos e bebidas. Rogério Barra, da Cronoplus, abordou sobre a importância da transformação digital no setor, citando sua aplicabilidade em diversos processos, incluindo a gestão de projetos e automação e preparo de dados, trazendo aumento da taxa de sucesso de projetos, preparando dados para aplicação de inteligência artificial e melhorando a produtividade das marcas, por exemplo.
Além disso, o evento também abriu espaço para que diferentes marcas do setor pudessem apresentar seus cases de sucesso com aplicações que envolvem a inteligência artificial, como a Amicci e a Typical.
No último bloco do evento foi apresentada a temática de influência. Luciano Kalil, CPO da Squid, apresentou como é feito o trabalho de influência com influenciadores digitais: “redes sociais hoje já são a maior fonte de busca para os jovens de até 24 anos, portanto, conseguir influenciar neste meio é essencial, e os influenciadores permitem um contato próximo com uma comunidade já estabelecida, o que é uma grande dificuldade para marcas que querem atingir grandes públicos nas redes sociais”, apontou Luciano, sendo esse um potencial e importante meio de comunicação também para todo o setor lácteo.
O BHBFestival 2023 ocorreu nos dias 24 e 25 de outubro na cidade de São Paulo, e contou com a presença de mais de mil participantes, incluindo diversos agentes relevantes que trouxeram visões sobre inovações e tendências para todo o setor de alimentos e bebidas.