ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

CNPL E EXPOLAC: tradição como vitrines de produtos lácteos

VÁRIOS AUTORES

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/06/2022

3 MIN DE LEITURA

0
4

Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL)

O Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), Centro Tecnológico da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG), é pioneiro em concursos de queijos, tanto em nível nacional quanto regional (o ILCT já organizou Concursos em todos os Estados do Nordeste, além do Rio Grande do Sul, Paraná, Goiás, Espírito Santo, Pará e Rondônia).

Existente há mais de 50 anos, o Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL) tem o objetivo de incentivar a produção de lácteos em conformidade com os seus respectivos padrões de identidade e qualidade, valorizando a essência histórica dos produtos.

Desta forma, vislumbra-se a melhoria contínua da qualidade dos produtos lácteos disponíveis no mercado, tanto do ponto de vista sensorial quanto de segurança do alimento, já que todos os produtos participantes devem possuir registro por órgão de inspeção oficial.

Além disso, o CNPL fomenta a competitividade entre as indústrias de laticínios e, consequentemente, a geração de renda e melhoria dos produtos disponíveis no mercado, atendendo aos anseios dos consumidores cada vez mais exigentes. A Figura 1 mostra o julgamento de queijos no CNPL, durante a XXIV Semana do Laticinista, em julho de 1973.

Figura 1. Julgamento de queijos no CNPL, durante a XXIV Semana do Laticinista, em julho de 1973.

milkpoint

Fonte: arquivos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

 

Nos dias 12 e 13 de julho de 2022, o ILCT realizará a 45ª edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL). No 45º CNPL, indústrias laticinistas de diversos estados do Brasil apresentarão produtos para concorrerem nas 12 categorias propostas: Queijos Prato Lanche 3 kg, provolone, Gouda, Parmesão, Reino, Minas Padrão, tipo Gorgonzola e tipo Cottage, além de Requeijão Cremoso, Doce de Leite, Manteiga de Primeira Qualidade e Produto Inovador.

A avaliação sensorial dos produtos concorrentes será feita por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal. Serão julgados atributos sensoriais das diferentes categorias de produtos lácteos (exceto para Produto Inovador) de acordo com seus respectivos Padrões de Identidade e Qualidade, tais como: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor. Para Produto Inovador, serão julgados os atributos aspecto global, criatividade e aceitação (escala hedônica desde o “desgostei extremamente” até o “gostei extremamente”).

Para participar do 45º CNPL, o Regulamento e a Ficha de Inscrição encontram-se disponíveis neste link, clique aqui!

 

Expolac

A 46ª Expolac é um dos eventos que compõem o Minas Láctea, que será realizado de 12 a 14 de julho, em Juiz de Fora (MG). Considerada uma importante vitrine para apresentação de produtos derivados do leite, a Expolac chega à sua 46ª edição e contará com a já tradicional área de exposição, além de 8 estandes exclusivos para que os laticínios apresentem os produtos e promovam degustação.

Um ambiente especialmente dedicado aos laticínios foi criado, onde o público poderá conhecer e experimentar os produtos — alguns que ainda não chegaram ao mercado —, e receber informações individualizadas. É um espaço para negócios, de valorização das marcas e para divulgação das novidades. A Figura 2 apresenta o stand da Expolac, no Minas Láctea, em julho de 2019.

Figura 2. Exposição de produtos lácteos no stand da Expolac, no Minas Láctea, em julho de 2019.


Fonte: arquivos do Instituto de Laticínios Cândido Tostes.

 

Nesta edição, a exposição vai ocupar área maior no Expominas, com 144 m2, onde os laticínios contarão com sala para degustação comentada, em horários agendados, para que os representantes dos laticínios possam apresentar detalhes dos produtos e tirar dúvidas do público.

A intenção é aproximar os segmentos e facilitar os contatos com o público de interesse. Uma sala de cursos de 60 metros quadrados também será parte do stand da Expolac. No local ocorrerão cursos de harmonização de queijos com vinhos, cervejas artesanais e cachaças, além da realização ao vivo de receitas contendo o queijo ou outro derivado lácteo como ingrediente principal.

Para participar da 46º Expolac, o Regulamento e a Ficha de Inscrição encontram-se disponíveis neste link, basta clicar aqui!

FERNANDO ANTONIO RESPLANDE MAGALHAES

Professor Dr. e pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG.

NELSON TENCHINI

, Professor do Instituto de Laticínios Cândido Tostes e Coordenador da Expolac / Minas Láctea - EPAMIG-MG.

PAULO HENRIQUE COSTA PAIVA

Professor Dr. e Pesquisador do Instituto de Laticínios Cândido Tostes/EPAMIG.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures