As chuvas atípicas no mês de maio já favorecem a produção de leite em Juiz de Fora (MG). A expectativa de especialistas é que o clima ajude a manter a pastagem verde por mais algumas semanas e evite aumentos ainda maiores no preço do produto.
A boa notícia, no entanto, não deverá ser sentida com a mesma força pelo consumidor final, que está submetido a outros fatores do mercado. Na última semana, de acordo com a tabela da Gerência de Agropecuária e Abastecimento (GAA), o litro era vendido para os distribuidores por R$ 1,008, cerca de 6% mais alto que os valores praticados em abril.
"A questão é que nem sempre a diferença de preço é repassada pelo distribuidor", explica o coordenador do Pró-Leite, Paulo Viana. O pesquisador da Embrapa, Antônio Carlos Coser, acrescenta que o frio e falta de sol também podem dificultar a produção. "São muitas variáveis juntas, não temos como prever como ficarão os negócios nas próximas semanas".
Fonte: Tribuna de Minas/MG, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.