Carrefour e Pão-de-Açúcar apostam em marcas próprias no vácuo da Parmalat

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

As duas maiores redes de supermercado do País, o Pão de Açúcar e o Carrefour, vão entrar no mercado de leite com marcas exclusivas. Os lançamentos devem ocupar as prateleiras nas próximas semanas, oferecendo ao consumidor mais uma opção de produtos diante da crise da Parmalat.

Entretanto, a decisão do Pão de Açúcar de entrar no mercado de leite, do tipo longa vida, com marca própria, foi tomada antes de estourar o episódio Parmalat.

Em novembro, o diretor de Marcas Próprias do Grupo Pão de Açúcar, Rodolpho de Freitas Neto, anunciou que a rede estava negociando com um pool de laticínios, Italac, CCL e Nilza, para entrar no mercado de leite longa vida.

O Carrefour começa a vender na sexta-feira (20) sua primeira marca exclusiva de leite pasteurizado, a Vitta Premium. A rede fechou com a Lacticínio Taigor's, de Uberaba (MG), um contrato de fornecimento do leite, que virá diretamente de três produtores parceiros da agroindústria. O leite, com selo do Carrefour, de garantia de origem, será distribuído inicialmente para alguns hipermercados de São Paulo e depois para o interior e outras cidades.

Estima-se que as grandes redes de varejo detenham hoje, juntas, uma fatia de 30% do mercado nacional de lácteos. Essa postura agressiva beneficia diversos produtores de leite e derivados como, por exemplo, a Nilza e a Italac que, além de crescerem na marca própria, passam a fornecer para os supermercados.

A Cooperativa Central Leite Nilza, de Ribeirão Preto, fechou recentemente um acordo com as redes Pão de Açúcar, Wal-Mart e Econ. A central, que reúne sete cooperativas associadas e outras nove parceiras, aumentou a produção destinada às marcas próprias do varejo de dez mil litros de leite por dia, em dezembro, para 100 mil litros dia.

Além do incremento no processamento de leite para terceiros, a crise da Parmalat tem reforçado as vendas da marca própria da central, o Leite Nilza. Líder no estado de São Paulo segundo dados do Ibope LatinPanel, a Nilza aumentou a participação de mercado de 13% para 15% de dezembro para cá. "Saímos de uma produção total de 650 mil litros por dia para 930 mil litros por dia", afirmou o presidente da Nilza, Alexandre Maia.

Fonte: O Estado de S.Paulo (por Vera Dantas e Mariana Barbosa), adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?