Captação de leite por cooperativas cresce 9,63% entre 2002 e 2003
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O levantamento junto aos 15 maiores laticínios do Brasil, foi realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Leite Brasil), com apoio da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Confederação Brasileira das Cooperativas de Laticínios (CBCL), CNA e Embrapa/Gado de Leite.
O ranking dos 15 maiores laticínios é liderado pela multinacional DPA, seguido da Parmalat, Itambé (terceiro) e Elegê (quarto). A Cooperativa CCL manteve a quinta colocação e a CentroLeite subiu da oitava para a sexta posição. A Central Leite Nilza subiu da 11.ª posição, em 2002, para a sétima, em 2003. No ranking divulgado na semana passada, a posição da CCL estava incorreta.
A captação total de leite pelos laticínios em 2003 somou 6,03 bilhões de litros, dos quais 692,7 milhões são de empresas privadas nacionais e 3,46 bilhões de multinacionais.
O número de produtores associados a cooperativas também subiu entre 2002 e 2003, passando de 29.194 para 33.492, aumento de 14,72%. No mesmo período, o número de produtores das empresas privadas (nacionais e estrangeiras) diminuiu de 69.667 para 63.162 (baixa de 9,3%).
Segundo Marcelo Barroso, assessor técnico da OCB, os números comprovam o fortalecimento das cooperativas no setor. "Há muitos produtores que estão se associando a cooperativas, principalmente os pequenos, o que demonstra que o cooperativismo é uma ferramenta eficaz de alavancagem econômica de pequenos e médios produtores rurais."
Ele lembra que o Plano de Desenvolvimento Estratégico das Cooperativas de Laticínios, aprovado pelas cooperativas em julho de 2003, inclui, entre outras ações, a busca da profissionalização da gestão das cooperativas de leite e a intercooperação.
Fonte: OCB, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.