Canadá teme maior consolidação no setor de lácteos devido à crise da Parmalat
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
O aumento da consolidação em uma indústria que já está descoberta poderá ser "perigoso", disse o produtor de leite de Waterloo, Ontário, Clarence Diefenbacher, que foi, durante anos, membro de várias organizações de lácteos nacionais e provinciais.
"Se a maior parte de nosso fornecimento foi controlada por processadores individuais, mais vulneráveis os produtores ficarão", disse ele, que possui uma fazenda com 60 cabeças e fornece leite para a Parmalat Canada.
A Parmalat Finanziaria SpA e duas subsidiárias deverão pedir concordata para obter proteção contra os credores nos próximos dias. Agora, com o gigante do setor de lácteos à beira de um colapso, a empresa será forçada a vender alguns de seus negócios mais lucrativos, como é o caso da Parmalat Canadá, que gerou Cdn$ 2,5 bilhões (US$ 1,93 bilhão, na cotação de 8 de janeiro) em vendas no ano passado.
Atualmente, três gigantes do setor de lácteos compram e processam mais de 70% do leite produzido no Canadá: Parmalat, Agropur e Saputo (de Quebec).
Antes da política de gerenciamento do fornecimento de leite ter sido criada no Canadá pelo Milk Act, em 1965, os produtores de leite estavam à mercê dos processadores, que determinavam cotas de produção e baseavam os preços pagos pelo leite na demanda de curto prazo. "Nós nunca sabíamos, mês a mês, quais seriam os preços. Eles aumentavam e diminuíam dependendo de suas vendas", disse Diefenbacher. Agora, são determinados pela Comissão Canadense de Lácteos, uma corporação que administra todos os braços da indústria, dos produtores aos intermediários das províncias. Os produtores vendem seu leite para estes corpos provinciais, que, depois, vendem o leite aos processadores, como a Parmalat.
A Parmalat controla parte significativa do mercado de leite do Canadá, ficando com 22%, e tem a maioria de participação nos mercados de queijos processados, iogurte e queijo cremoso, ficando com 40%, 40% e 33%, respectivamente. Suas marcas incluem Beatrice e iogurte Astro. A Saputo tem cerca de 20% do mercado de leite e um terço do mercado de queijos do Canadá.
Oficiais da Saputo e da Agropur disseram que estão em posições financeiras de fazer aquisições, mas nenhuma das companhias comentou especificamente da Parmalat. Qualquer acordo que possa fortalecer a Agropur ou a Saputo terá de ser analisado pela Agência de Competição do Canadá.
Fonte: Canada.com (por Michelle DaCruz), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.