Cadeia do leite acompanha debate sobre propostas de redução da jornada de trabalho

As discussões sobre possíveis mudanças na legislação trabalhista, incluindo a redução da jornada semanal, têm mobilizado diferentes setores da economia, entre eles a cadeia produtiva do leite.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

Sem tempo? Leia o resumo gerado pela MilkIA
Discussões sobre mudanças na legislação trabalhista, como a redução da jornada semanal de 44 para 36 horas, mobilizam setores da economia, especialmente a cadeia produtiva do leite. A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados apresentou um documento ao Ministério da Agricultura ressaltando a necessidade de análises sobre impactos na força de trabalho e custos operacionais. Entidades do agro, como o Sistema FAEP, apoiam o debate, destacando possíveis efeitos econômicos na agropecuária. O tema continua em discussão nacional.
As discussões sobre possíveis mudanças na legislação trabalhista, incluindo a redução da jornada semanal, têm mobilizado diferentes setores da economia, entre eles a cadeia produtiva do leite.

Continua depois da publicidade

Em março, a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Leite e Derivados (CSLEI) encaminhou um documento ao Ministério da Agricultura e Pecuária com considerações sobre propostas que envolvem alterações na escala de trabalho atualmente praticada. A entidade integra o Conselho Nacional de Política Agrícola (CNPA), vinculado ao ministério.

No documento, a CSLEI apresenta estimativas sobre possíveis impactos da redução da jornada de 44 para 36 horas semanais. Entre os pontos destacados, estão a necessidade de ampliação da força de trabalho e os efeitos nos custos operacionais, caso as mudanças sejam implementadas.

Continua depois da publicidade

A pecuária leiteira, segundo a entidade, possui características específicas de funcionamento, com atividades contínuas ao longo de todo o ano. A produção exige rotinas diárias, incluindo ordenhas realizadas em diferentes turnos, o que demanda organização constante da mão de obra. O setor também ressalta a importância de análises técnicas para avaliar os impactos das propostas em atividades com operações ininterruptas e produtos perecíveis, como o leite.

Entidades representativas do agro, como o Sistema FAEP, também têm acompanhado o tema e defendem a ampliação do debate com participação de diferentes segmentos produtivos. Estudos elaborados pela instituição indicam possíveis efeitos sobre custos e estrutura de trabalho no setor agropecuário.

De acordo com levantamento do Departamento Técnico e Econômico (DTE) do Sistema FAEP, eventuais mudanças na jornada poderiam gerar impactos econômicos na agropecuária paranaense, considerando a atual base de empregos e a massa salarial do setor. O tema segue em discussão em âmbito nacional e envolve diferentes perspectivas, incluindo aspectos trabalhistas, econômicos e produtivos. A expectativa das entidades é que o debate avance com base em estudos técnicos e diálogo entre os diversos agentes envolvidos.

Vale a pena ler também: Grupo Piracanjuba inaugura uma das maiores fábricas de queijo do Brasil e marca nova etapa de expansão nacional

As informações são do Sistema FAEP, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 4

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?