Bebidas probióticas podem ajudar a controlar resistência à insulina

A suplementação com probióticos pode ser útil na prevenção de resistência à insulina, causada pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos, de acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition.[...]

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A suplementação com probióticos pode ser útil na prevenção de resistência à insulina, causada pelo consumo excessivo de alimentos gordurosos, de acordo com uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Loughborough University, incluiu 17 indivíduos saudáveis (14 homens e três mulheres). Foi mantida sua ingestão normal de alimentos durante as três primeiras semanas do estudo. Os participantes foram divididos em dois grupos com um grupo recebendo duas garrafas de leite fermentado probiótico, comercialmente disponível como Yakult Light, para beber todos os dias.

Na semana final do estudo, que durou um mês, ambos os grupos trocaram para uma dieta rica em gordura (65% da energia) e em carboidratos (50% de aumento na ingestão de energia), e o grupo de probióticos manteve, com a dieta, a ingestão da bebida com Lactobacillus casei (LcS) Shirota duas vezes por dia.

A principal descoberta do atual estudo foi que o excesso de gordura reduziu a sensibilidade à insulina, em aproximadamente 27%, de homens e mulheres jovens saudáveis; entretanto, a suplementação com o probiótico antes e durante o período de excesso de consumo de gordura preservou o controle glicêmico e manteve a ação da insulina.

“Esses resultados fornecem mais evidências indiretas de que mudanças na composição da microbiota intestinal levam ao desenvolvimento de doenças metabólicas humanas e que a suplementação com probióticos poderia ser útil na prevenção de resistência à insulina induzida por consumo excessivo de alimentos ricos em gordura (isto é, uma dieta ocidentalizada)”, escreveram os autores.

Entretanto, eles disseram que a principal limitação do estudo foi que esse não poderia confirmar se uma dieta rica em gordura alterava a composição da microbiota intestinal, prejudicava a função da barreira intestinal ou levava a um aumento na inflamação sistemática. Além disso, não se pode confirmar se esses resultados fisiológicos foram impactados pela suplementação probiótica.

A pesquisa foi financiada pelo fundo educacional da Yakult, que pertence à firma japonesa, Yakult Honsha, da qual o grupo Danone tem 20% de participação. O pesquisador da Faculdadede Ciências da Saúde, Esportes e Exercícios, Carl Hulston, que liderou o estudo, disse que a comunidade científica já estava ciente do impacto de um consumo excessivo, mesmo em curto prazo, de alimentos ricos em gordura no desenvolvimento de doenças metabólicas como a diabetes tipo 2. Entretanto, ele disse que a demonstração do impacto dos probióticos na resistência à insulina em humanos era um “avanço significativo” que precisava de confirmação em um estudo maior e controlado com placebo.

Eles disseram que o consumo de iogurte probiótico já tinha mostrado reduzir as concentrações de glicose sanguínea no jejum em pacientes com diabetes tipo 2, mas isso ainda não tinha sido demonstrado com pessoas saudáveis, como foi o caso desse último estudo. Os mecanismos por trás desse impacto ainda não estão claros e os pesquisadores recomendam mais pesquisas nessa área.

A reportagem é do Dairy Reporter, traduzida pela equipe MilkPoint.
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?