BB não dará crédito específico a produtores de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Em tratativas com o governo devido à crise financeira da Parmalat, produtores pediram EGF carimbado para o setor, envolvendo recursos de R$ 500 milhões.
"Não há massa de recursos para EGF específico para leite. Não haverá carimbo de recurso para o setor, nem rejeição", afirmou Conceição. Os fornecedores do produto, ressaltou, continuarão a pleitear o crédito nas mesmas condições dos demais setores. Se a proposta de estocagem for aprovada do ponto de vista técnico, levarão o dinheiro.
Ele declarou, no entanto, que o Banco do Brasil está pronto para ajudar os produtores de leite do País. "Não vamos deixar os produtores na mão. As crises passam e os clientes vão ficar". E prometeu agilidade na análise das demandas e nas soluções. "Por exemplo, no empréstimo para outra empresa comprar o leite de Itaperuna", declarou.
No Rio de Janeiro, as cooperativas são fornecedoras quase exclusivas da Parmalat, que ainda não pagou pelo leite entregue em novembro e dezembro, uma dívida estimada em R$ 8 milhões. O Banco do Brasil tem contratos de financiamento com a Parmalat, que não serão renovados enquanto a situação financeira da empresa não melhorar.
O presidente da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), Luís Carlos Guedes Pinto, disse que a estatal espera ordem do governo para comprar o leite em pó utilizado pela Parmalat para pagar pequenos fornecedores. O produto será destinado ao Programa Fome Zero.
Fonte: Gazeta Mercantil (por Daniel Pereira), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.