Ativos da Parmalat fora da Itália atraem interessados
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
"Nós estamos ocupados com muitas coisas (...), com várias empresas no exterior que têm demonstrado interesse", disse Marzano após encontro com o interventor nomeado pelo governo italiano para resgatar a Parmalat, Enrico Bondi.
Marzano informou que quatro bancos italianos e quatro internacionais com forte exposição às dívidas da multinacional foram escolhidos para um comitê de credores.
O jornal Milano Finanza publicou reportagem nesta quinta-feira afirmando que a Parmalat poderá vender seus negócios de leite e biscoitos nos Estados Unidos, além das operações no Brasil, como esperado. Não foram citadas outras atividades do grupo fora da Itália. Um porta-voz da empresa não quis comentar a notícia.
Ainda segundo o jornal, o plano de resgate desenhado por Bondi para a empresa inclui troca de dívida por ações, entregando aos bancos e detentores de bônus o controle do grupo alimentício.
No anúncio do plano, esperado para o final do mês, Bondi dará aos acionistas da Parmalat garantias para que comprem ações do grupo reestruturado por meio de aumento de capital dentro "de dois anos", segundo o jornal.
De acordo com o Milano Finanza, Bondi e sua equipe não irão criar uma nova empresa, mas trabalhar com a já listada Parmalat Finanziaria, cuja negociação das ações foi suspensa desde a revelação do buraco de bilhões de euros no balanço da companhia em dezembro. Isso iria acelerar um possível retorno do grupo ao mercado de capitais, segundo o jornal.
Bondi já pediu aos bancos empréstimos no total de 150 milhões de euros para manter a Parmalat italiana funcionando.
No Brasil, os bancos cortaram linhas de crédito da Parmalat Alimentos, o que deixou a empresa sem recursos para pagar fornecedores e levou à paralisação parcial nas fábricas. Na semana passada, um juiz destituiu a diretoria da empresa e nomeou interventores para reestruturar a unidade.
Há suspeitas de desvio de dinheiro entre companhias do grupo Parmalat para dentro e fora do Brasil. A Polícia Federal investiga o caso e já existe no Congresso uma lista pedindo a instalação de uma CPI.
Fonte: Invertia e Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.