

Avaliando o mercado de 2003 notou-se que apesar de um crescimento contínuo da comercialização de sêmen no País, tem ocorrido nos últimos anos uma queda do sêmen importado. Conforme citado anteriormente, no último ano a queda de sêmen importado foi de 8,11%.
Os diretores da Asbia justificaram esta redução devido a menor utilização de sêmen de raças européias para cruzamento. Isto foi causado pelo manejo inadequado realizado por grande parte dos criadores, o que resultou em muitos casos de insucesso deste sistema de produção. Ressaltou-se que para o cruzamento industrial alcançar o sucesso esperado não pode acontecer pura e simplesmente uma "misturas de raças", mas sim é necessária a realização de um planejamento detalhado para utilizar o sistema.
Outro ponto levantado é que devido às flutuações cambiais, muitas centrais de inseminação optaram por importar alguns touros realizando as coletas no Brasil. Desta forma o sêmen destes reprodutores deixa de ser contabilizado como importado tornando-se nacional.
Informou-se também que apenas 5 a 7% das fêmeas em idade reprodutiva são inseminadas no Brasil. Estes dados são aproximados, pois o levantamento do rebanho brasileiro é estimado.
A associação também disse sobre a Estratégia e Posicionamento da entidade para os próximos anos. O objetivo é acelerar o crescimento da utilização da inseminação artificial no País por meio de algumas ações como reduzir barreiras e dificuldades inerentes à técnica. Para isto o primeiro passo que já está sendo tomado é o conhecimento do mercado através de pesquisas com pecuaristas.
O presidente da Asbia, Heverardo Rezende de Carvalho, informou que a entidade tem como meta dobrar a utilização da inseminação no Brasil em três anos.
Por fim, nota-se que as raças de corte tiveram crescimento muito superior às de leite no período de 1999 a 2003, embora no último ano as vendas de sêmen de animais leiteiros cresceram mais em valores porcentuais e absolutos do que de animais de corte.
Fonte: Assessoria de imprensa da Asbia, adaptado por Equipe MilkPoint