As cooperativas de trabalhadores e produtores rurais de Carazinho (RS) reúnem-se hoje com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação (Contac), ligada à CUT. O objetivo é debater a proposta da central sindical de arrendar as plantas industriais da Parmalat Brasil, que foi contaminada pela crise financeira da matriz.
Segundo o presidente da Contac, Siderlei Silva, as cooperativas da região de Carazinho já estão organizadas para assumir a produção local da Parmalat. "Precisamos debater outras questões. Se o problema fosse só local, já estaria resolvido, mas existem as outras fábricas da Parmalat no Brasil".
A proposta da CUT prevê o arrendamento das fábricas por cooperativas que assumiriam a gestão da empresa. Pelo sistema de arrendamento, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) emprestaria recursos para as cooperativas interessadas em assumir as fábricas da multinacional. "Para as coisas funcionarem, é preciso ter aporte de recurso. É por isso que defendemos a criação de cooperativas regionais e interligadas e subordinadas a um comando central", explicou Silva.
Fonte: Gazeta do Paraná, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO?
É GRATUITO!
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.