Argentina: tarifa antidumping pode ser prorrogada
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Comenta-se na Esplanada que o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, teria defendido junto ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) a manutenção da tarifa, alegando que os produtores de leite passam por um momento difícil, resultado da crise mundial da Parmalat.
A mesma medida antidumping foi tomada, em 2001, contra o Uruguai. Mas, nesse caso, o prazo termina em abril. Também foram adotadas medidas antidumping contra a Nova Zelândia e a União Européia.
Embora tenha, em agosto de 2003, pedido a opinião da cadeia produtiva do leite sobre a questão, o governo brasileiro não fechou posição e agendou, para amanhã, reuniões com representantes do Brasil e da Argentina. "Tecnicamente, o governo tende a manter o antidumping do leite", avalia uma fonte próxima às negociações.
Argumentando que a Argentina importa leite subsidiado e vende a outros países a preços abaixo do custo de produção, a iniciativa privada pedirá a manutenção do preço mínimo de compra.
Fonte: O Estado de S.Paulo (por Fabíola Salvador), adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.