Argentina lança estratégia para exportar mais doce de leite
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
O doce de leite é um dos produtos mais tradicionais e emblemáticos da cozinha argentina. Existe um grande interesse de estrangeiros, especialmente norte-americanos e árabes, no doce de leite elaborado pelo país. Além disso, a fabricação deste produto não é muito abundante nos demais países. No entanto, a Argentina exporta apenas 3,5 mil toneladas de sua produção anual de doce de leite, estimada em 110 mil toneladas.
Conscientes de que esta é uma grande oportunidade, a Fundação Exportar, juntamente com membros da SAGPyA, reuniram-se com empresários do setor e decidiram organizar uma estratégia coerente e organizada para difundir as virtudes do produto e, assim, ganhar paladares fronteira afora.
Até agora, o esforço feito pela Argentina para exportar doce de leite tinha sido individual e por parte de algumas poucas empresas, mas sem constância na conquista de mercados. A média de exportações de doce de leite nos últimos seis anos foi de 3% da produção total e as vendas não superam os US$ 5 milhões de valor FOB.
Esta situação se mantém quase constante, apesar de produtos de empresas argentinas terem ganhado prêmios em importantes feiras internacionais de alimentos, como a Fancy Food, em Nova York. Inclusive a empresa de sorvetes internacional Häagen Dasz lançou nos Estados Unidos o sabor doce de leite.
A conclusão das múltiplas reuniões realizadas por funcionários e empresários é que, para reverter esta situação, a Argentina deve seguir o exemplo da Itália, quando impôs nos mercados mais importantes o vinagre balsâmico.
O programa de promoção do doce de leite da Argentina terá sua apresentação oficial em abril e, a partir daí, serão realizadas ações sistemáticas de promoção. Os objetivos são muito claros: identificar os mercados de destino em função do potencial, hábitos de consumo e dimensão. Até agora foram destacados França, Itália, Inglaterra e Espanha na Europa; Estados Unidos, México, Brasil e Chile na América; e Síria no Oriente Médio.
Fonte: Diario La Razón, publicado em Lechería Latina, adaptado por Equipe MilkPoint
Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.
Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.