Argentina: cresce participação do produtor e da indústria na cadeia do leite

Os últimos dados do Observatório da Cadeia Leiteira Argentina (OCLA) para o mês de outubro refletem um aumento da participação do produtor no sistema total de 34,8%, 0,6 pontos acima do mês anterior (máximo da série em junho de 2019, com 36,0%) e bem acima da média de 30,4%. Da mesma forma, o setor primário experimentou um aumento da participação nos valores finais do mercado interno (0,6) e uma deterioração de 0,5 pontos percentuais na participação nos valores do mercado externo.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os últimos dados do Observatório da Cadeia Leiteira Argentina (OCLA) para o mês de outubro refletem um aumento da participação do produtor no sistema total de 34,8%, isto é, 0,6 pontos acima do mês anterior (máximo da série em junho de 2019, com 36,0%). 

Da mesma forma, o setor primário experimentou um aumento da participação nos valores finais do mercado interno (0,6) e uma deterioração de 0,5 pontos percentuais na participação nos valores do mercado externo. A participação do produtor no valor de saída da fábrica (preço pelo qual a indústria vende) foi de 53,2%, um pouco abaixo do mês anterior (0,4), e igual à média das séries disponíveis.

Continua depois da publicidade

No mês de outubro a indústria aumentou seu desempenho de participação no mercado interno (+1,1), e 0,7 ponto percentual no mercado externo, e na média ponderada do mix dos dois mercados, a participação aumentou 1,0 pontos em relação ao mês anterior.

O volume de negócios total na saída da fábrica por litro de leite equivalente foi de US $ 0,48, ou seja, 12 centavos por litro abaixo da média e 26 centavos a menos que o máximo alcançado em maio e outubro de 2013, que mostra os problemas de competitividade que o setor enfrenta, principalmente devido ao comportamento das variáveis econômicas, analisou a OCLA.

Continua depois da publicidade

No entanto, o Observatório alertou que “a combinação dos efeitos de preços cautelosos e preços máximos no mercado interno, as retenções e as devoluções reduzidas de impostos internos, deterioram as receitas da cadeia, que por sua vez recebe custos acrescidos devido à inflação , desvalorização da taxa de câmbio a que se soma para o setor primário a alta dos preços internacionais dos insumos básicos para alimentação do rebanho.”  

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!

As informações são do CampoLitoral, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?