Após a integração de suas áreas de negócios, a Danone Brasil cresceu dois dígitos no faturamento líquido em 2022 ante o ano anterior e comemora a produtividade recorde de 8,1% - a maior entre as unidades da Danone pelo mundo.
Alinhada à estratégia global de transformação da companhia (Renew Danone), a empresa agora opera de forma mais simples e eficiente. A meta é manter o crescimento duplo dígito até 2025, a partir do fortalecimento das marcas que são o carro-chefe da companhia, com ações que impactam diretamente o consumidor, como a campanha master brand “Danone Tudo de Bom, Tudo de Bem”.
Esta é a primeira campanha da marca mãe da companhia no Brasil, que tem como objetivo ampliar a visibilidade de 17 marcas do portfólio e, ao mesmo tempo, valorizar a saudabilidade dos produtos e a atuação sustentável da companhia. “Queremos que o consumidor reconheça nossa linha completa com dezenas de produtos saudáveis para todas as fases da vida. A assinatura ‘Tudo de bom, Tudo de Bem’ traduz a visão global da nossa empresa ‘One Planet, One Health’, segundo a qual a saúde das pessoas e do planeta estão interligadas. 98% dos nossos produtos são considerados como saudáveis para o consumo diário. E 70% da nossa base de fornecedores de leite são pequenos produtores, reconhecidos pela certificação B Corp. Portanto, quando o consumidor escolhe um produto Danone, ele está contribuindo para sua própria saúde e para o futuro do planeta”, explica Edson Higo, CEO da Danone no Brasil.
De acordo com o executivo, os esforços estiveram concentrados em uma melhor gestão do portfólio em busca de simplificação e priorização. “Focamos no que é essencial e relevante para os consumidores e para a composição do portfólio das marcas. Isso significa foco no core, com um portfólio mais enxuto, focado no que tem valor agregado e no que atende melhor as necessidades do canal e do consumidor”, detalha o executivo.
Produtividade e eficiência também foram estratégicos para Danone Brasil no ano passado. A empresa alcançou uma produtividade recorde de 8,1%: o melhor resultado de todo o grupo. “Para isso, implantamos o projeto Milkco, de reaproveitamento de subprodutos do leite para produção e lançamento da manteiga Danone, e inauguramos uma nova linha de YoPRO na fábrica de Poços de Caldas, onde teremos uma melhor eficiência e agilidade para distribuição dos produtos”, exemplifica Higo.
O executivo ressalta ainda que a empresa tem feito um forte trabalho de capacitação, contribuindo para o aumento de produtividade das fazendas e gerando impacto positivo em toda a cadeia de produção, valorizando o bem-estar animal e a preservação do meio ambiente. A ação promocional, que distribui prêmios aos consumidores, vai destinar recursos para pequenos produtores de leite parceiros da Danone, incluindo capacitação especializada para as práticas de agricultura regenerativa.
As informações são do SA Varejo, adaptadas pela equipe MilkPoint.