FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Altos e baixos no GDT: leilão fecha com redução de 5,1%

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 05/08/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

A grande volatilidade e o elevado nível de incerteza no mercado internacional, trazidos pela pandemia da covid-19, vêm sendo reforçados nos resultados recentes do leilão GDT. Depois de apresentar uma forte alta no evento 263 (elevação de 8,3% no preço médio) o evento #265 da plataforma, realizado nesta terça-feira (04/08), apresentou retração de -5,1% no índice de preços dos produtos negociados.

O preço médio das negociações fechou em US$ 3.045/ton, reduzindo o patamar de preços apresentados nos últimos dois eventos. O gráfico 1 registra a evolução dos preços médios praticados nos leilões GDT e suas variações.

Gráfico 1. Preço médio leilão GDT x GDT Price Index; elaborado pela equipe MilkPoint Mercado com dados do Global Dairy Trade.

Neste evento, foram negociadas 32.696 toneladas de lácteos, um aumento expressivo de 36,3% em relação ao volume negociado no evento anterior. É interessante relembrar que, historicamente, o volume negociado no GDT tende a aumentar a cada evento entre os meses de junho e setembro, em função da safra do leite na Oceania, como é possível notar no gráfico 2.

Gráfico 2. Volume negociado por evento GDT (2018-2020, em toneladas, com destaques para o volume dos últimos eventos realizados).

O leite em pó integral desvalorizou-se em -7,50%, com preço médio de US$ 3.003/ton. Além dele, os queijos, leite em pó desnatado e manteiga também fecharam o evento com variação negativa em seus preços, com redução de -5,30%, -4,60% e -2,80%, respectivamente. Confira na tabela 1 o preço médio dos derivados após a finalização do evento e a variação em relação ao evento anterior.

Tabela 1. Preço e variação do índice dos produtos negociados no leilão GDT em 04/08/2020.

O mercado ainda vive um cenário de incertezas por conta da covid-19, com taxas elevadas de desemprego e recessão da economia mundial, apesar das melhorias que vêm sendo observadas desde maio; essa situação causa insegurança e interrupção na cadeia de suprimentos. Apesar disso, os preços vinham se recuperando globalmente. Nas últimas semanas, no entanto, o mercado tem se mostrado mais estável, o que é possível notar com os resultados dos eventos #265 e do anterior.           

Ao analisar os contratos futuros do leite em pó integral, observa-se uma tendência de queda nos preços do derivado ao longo do segundo semestre, tanto na plataforma GDT quanto NZX Futures (Bolsa de Futuros da Nova Zelândia). Ainda assim, no mês de setembro e outubro, nota-se manutenção dos preços atuais, como mostra o Gráfico 3.

Gráfico 3. Contratos futuros de leite em pó integral – GDT vs. NZX.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint