ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Bezerros com acesso ininterrupto ao leite são sucesso em fazenda americana

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/01/2024

4 MIN DE LEITURA

0
4

A Mercer Vu Dairy, de Mercersburg, Pensilvânia, é conhecida por sua inovação e por sua abordagem positiva à produção de leite.

Foi essa positividade e criatividade que permitiram que os irmãos Rick e Rod Hissong aumentassem o negócio de algumas centenas de vacas para o escopo atual de 3.400 vacas em dois locais de produção, juntamente com 5.000 acres (2023 hectares) de terras agrícolas.

Com esse crescimento, os Hissongs manejaram seus bezerros pré-desmamados em vários sistemas. Uma expansão no início dos anos 2000 incluiu a decisão de retomar a criação de seus próprios bezerros, depois de contratar serviços com um produtor de bezerros por vários anos.

Eles usaram canis e cabanas para bezerros, utilizaram um alimentador computadorizado por um tempo e também experimentaram alimentadores de grupo no estilo "grazer" que distribuíam leite de descarte pasteurizado duas vezes por dia por meio de alimentadores de bico em tambores de 55 galões (208 litros). "Arrastávamos esses barris para os currais que tínhamos, em praticamente qualquer canto que pudéssemos encontrar na fazenda", contou Rod Hissong em um episódio recente do podcast "Cowside Conversations" do Center for Dairy Excellence. "Gostamos da alimentação em grupo, mas a ventilação em alguns desses locais não era das melhores, e percebemos que tínhamos de fazer algo melhor."

Em 2015, os Hissongs construíram um novo estábulo para bezerros. Eles optaram por manter o alojamento em grupo e a alimentação à vontade, mas queriam explorar outras opções além dos alimentadores de barril ou dos alimentadores automáticos computadorizados. "Quando tínhamos um alimentador computadorizado, ele funcionava muito bem, mas com 350-400 bezerros no leite, teríamos que comprar e manter vários deles", afirmou Rod.

Eles chegaram a uma configuração de 20 baias com 20 bezerros cada, com 10 baias em cada lado de uma sala de leite central. O leite de descarte é trazido da fábrica de laticínios e fortificado com um balanceador para aumentar os níveis de proteína. Em seguida, é acidificado e armazenado em um tanque de retenção.


(Foto: Mercer Vu Dairy)

A Mercer Vu Dairy de Mercersburg, Pensilvânia, queria utilizar alojamentos coletivos e leite de descarte para criar seus bezerros pré-desmamados com acesso ao leite 24 horas por dia. Eles alcançaram o sistema desejado usando acidificação e um controlador lógico programável (PLC). "Desse tanque, puxamos o leite para um circuito que percorre toda a extensão do estábulo, de modo que o leite circula constantemente pelo estábulo", compartilhou Rod. Os bezerros têm acesso a ele por meio de caixas com bicos equipadas com 6 bicos por curral. Eles são alimentados com a ração de leite à vontade por 8 semanas, juntamente com acesso a grãos iniciais de livre escolha e água a partir da primeira semana de vida.

Hissong disse que a acidificação é fundamental para minimizar o crescimento bacteriano no leite à medida que ele é bombeado pelo sistema. "O leite vem do resfriador de placas a cerca de 18°C. O tanque de retenção no estábulo dos bezerros não tem refrigeração alguma", observou o produtor de leite.

Ele disse que, normalmente, o leite fica no sistema por apenas um dia. Mas eles testaram o leite armazenado por 3 dias e ainda assim não apresentaram crescimento bacteriano, mesmo que ele seja aquecido a 29-32°C enquanto circula.

Com o tempo, os Hissongs ajustaram o grau de acidificação para chegar ao ponto ideal entre a supressão do crescimento bacteriano e a palatabilidade. Eles aumentaram levemente o nível de pH, de cerca de 3,5-4,0 para 4,5-5,0, o que Rod acredita ter melhorado a ingestão de leite.

O sistema não é totalmente de baixa tecnologia, pois é controlado por um controlador lógico programável (PLC). Além de agitar e bombear o leite, o PLC distribui o tratamento de modo que os funcionários nunca precisam manusear o ácido.

E, embora seja impossível saber a quantidade de leite que cada bezerro bebe, é difícil contestar o sucesso de produção que os Hissongs tiveram com o sistema. Seus bezerros ganham rotineiramente cerca de 0,9 quilos por dia, com menos de 1% de mortalidade, cerca de 10-20% de taxa de tratamento para pneumonia e "quase nenhuma diarreia", de acordo com Rod.

O sistema de alimentação de leite da Mercer Vu Farms é cuidadosamente lavado e higienizado três vezes por semana, e todos os currais do estábulo de bezerros são limpos e higienizados entre os grupos de bezerros. Rod disse que o manejo do colostro também é de extrema importância para manter os bezerros saudáveis, e eles ajustaram seu sistema de ventilação para melhorar a qualidade do ar no estábulo.

De modo geral, os Hissongs estão satisfeitos com o sistema de criação de bezerros de alto desempenho, eficiente em termos de mão de obra, com baixos custos indiretos e que promove o bem-estar, que evoluiu em sua operação. "O que funciona para nós pode não funcionar para outra pessoa, mas por meio de tentativa e erro, chegamos a uma abordagem de que realmente gostamos", disse Rod.

As informações são do Dairy Herd Management, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 
 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures