Abril fecha com cotações em alta em SP

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O índice de preços recebidos (IPR) pelos produtores agropecuários paulistas, pesquisado pelo Instituto de Economia Agrícola (IEA), vinculado à Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, superou as expectativas e encerrou abril com variação positiva de 0,88%, com ganho de 1,31 ponto percentual em relação a março. Foi a primeira variação positiva mensal do indicador em 2004.

O diretor do IEA, Nelson Batista Martin, projetava alta de até 0,5% em abril, mas afirmou que na última quadrissemana do mês a reação das cotações no grupo de produtos de origem animal surpreendeu. No mês, a alta média dos preços pagos no grupo foi de 0,86%, puxada por leite (6,82%), aves (5,6%), boi gordo (2,08%) e suínos (0,47%). Já os ovos, cuja valorização em março ainda pressiona os preços ao consumidor no País, registrou queda de 17,29%.

Martin acredita que o IPR voltará a registrar variação positiva de até 0,5% neste mês. Mesmo se confirmada, a projeção ainda não preocupa Paulo Picchetti, coordenador da pesquisa do IPC da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Ele viu com bons olhos a queda dos preços dos ovos, mas ainda se preocupa com a recente valorização do óleo de soja, que também começa a refletir a incidência da Cofins.

"Mas, mesmo assim, o grupo de alimentos deverá fechar abril com variação negativa no IPC", afirma. O IPC deve fechar o primeiro quadrimestre com variação positiva de 1,15% (estimativa do IEA), ante variação negativa do IPR de 2%.

Fonte: Valor OnLine, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?