Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o EducaPoint EducaPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Agener
  1. Início >
  2. Giro de Notícias

O que é tendência para alimentação animal?

Sete das maiores tendências no setor de alimentação animal estão listadas nesse artigo. Confira!

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: 31/10/2022 - Atualizado em: 27/10/2022 - 4 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2

Várias empresas da indústria internacional de rações apresentarão suas soluções, compartilharão suas inovações e discutirão novos processos e fórmulas de alimentação na próxima Eurotier. Quais são as maiores tendências em alimentação animal a serem observadas?

Algas e insetos são um exemplo de novas fontes de proteína que serão discutidas – um tópico oportuno, já que a UE aprovou o uso de farinha de insetos como ração animal em fazendas.

Outros tópicos importantes incluem rações funcionais, proteínas alternativas, volumosos e aditivos para rações. Aqui, o Dr. Detlef Kampf, Competence Center Agriculture, DLG e.V., destaca 7 das maiores tendências no setor de alimentação animal.
 
1. Alimentos complementares funcionais

As rações suplementares ou pré-misturas não se concentram principalmente no fornecimento de energia e nutrientes principais ao animal, mas destinam-se a apoiá-los, incluindo ingredientes especiais. Estes podem incluir aminoácidos e enzimas, ácidos graxos de cadeia média, oligo ou polissacarídeos ou ácidos polifenólicos que promovem a função intestinal, o metabolismo e o sistema imunológico e, portanto, a saúde animal. As rações complementares são de particular interesse hoje, pois podem ajudar a reduzir a quantidade de antibióticos usados nas fazendas de gado.

 
2. Otimização de alimentos compostos para nitrogênio e fósforo

Cresceu a compreensão em como o excesso de nitrogênio e fósforo nas rações do gado passa pelos animais e é excretado no esterco, onde pode poluir o meio ambiente. Os nutricionistas continuam analisando como os efeitos prejudiciais que podem resultar podem ser reduzidos.

Continua depois da publicidade Agroceres

O objetivo da nutrição é adequar as rações às necessidades reais do animal para manter as funções do corpo, bem como para a produção de carne, leite ou ovos. Devido às altas exigências proteicas dos animais, a suplementação proteica muitas vezes excede os níveis nutricionais necessários. Este também é o caso do fósforo, onde a quantidade disponível na dieta de uma determinada fonte pode variar de modo que pode ser mais do que o esperado, ou pode estar em uma forma pouco utilizável pelo animal e imediatamente excretada.

As necessidades de proteína podem ser melhor equilibradas otimizando a qualidade da proteína da ração por meio do processamento direcionado da ração, suplementação de aminoácidos livres, bem como pelo uso de enzimas específicas. O mais importante é atender às necessidades nutricionais precisas para o nível de desempenho específico de um animal e/ou fase de crescimento.

Problemas com fósforo podem ser resolvidos reduzindo o teor de fósforo da dieta dos animais para níveis gerenciáveis que não resultarão em deficiência.
 

3) Fontes alternativas de proteínas não transgênicas

À medida que se torna cada vez mais difícil obter farelo de soja de fornecedores que possam garantir que o produto não inclui material de plantas geneticamente modificadas (OGM), mais e mais produtores na Alemanha e alguns outros países europeus pararam de usar farelo de soja importado ou ração que pode incluir este material.

Portanto, há uma necessidade crescente de alimentos proteicos alternativos que podem ser usados em vez disso, como farinha de colza não transgênica, fava, ervilha, tremoço ou farinha de girassol.

Todos eles estão agora em demanda, e a pesquisa continua sobre até que ponto cada um desses alimentos pode ser usado em dietas animais sem afetar a saúde animal, a ingestão e a eficiência da ração, bem como as características desejadas de textura e sabor dos produtos animais sendo produzido.
 

4. Pesquisa de proteínas de insetos continua

À medida que a crescente população mundial continua focando na ética de alimentar o gado com ingredientes que podem ser usados para a nutrição humana, a busca continua por novas fontes de proteína para atender às necessidades do gado.

Continua depois da publicidade Fenação é KUHN

Uma rota promissora da pesquisa atual é a proteína de insetos, que também foi aprovada na UE. Sua viabilidade não está em dúvida, e os resultados iniciais de testes de alimentação com animais monogástricos já estão disponíveis. As questões de segurança alimentar ainda precisam ser esclarecidas, especialmente no que diz respeito a possíveis riscos de higiene.
 

5. Água como ração

Além do fornecimento de energia e nutrientes essenciais, fornecer quantidades adequadas de água (2-5 litros por kg de matéria seca ingerida dependendo da espécie, direção de uso, nível de desempenho, alimentação, clima e outros fatores) de qualidade é um pré-requisito crucial para a saúde e o desempenho dos animais de criação.

A água pode, portanto, ser considerada o nutriente ou ração mais importante, sendo o produtor o único responsável por garantir que ela não se torne um fator limitante no desempenho animal.
 

6. Qualidade da forragem

Alimentos volumosos, como silagem de capim ou milho, representam a maior parte da alimentação de ruminantes, mas sua qualidade e valor alimentar podem variar consideravelmente. A maximização da qualidade da ração começa cada vez mais com o foco no planejamento de cultivo tecnicamente bem fundamentado, bem como na obtenção de características ideais de colheita cortando e coletando a colheita em seu estágio mais nutritivo.

Para proteger a qualidade da forragem, podem ser utilizados aditivos de silagem adicionais que contribuem significativamente para melhorar o processo de fermentação, mas também estabilizam a forragem fermentada durante o armazenamento para ajudar a manter sua qualidade quando o silo é aberto e a cultura é exposta à atmosfera.
 

7. Aditivos 

Os aditivos alimentares são amplamente utilizados em dietas de gado na UE, mas apenas depois de terem passado por um processo de aprovação abrangente e complexo para mostrar que são seguros para produtores e animais, além de eficazes.

O uso de enzimas para melhorar a digestibilidade de certos ingredientes como proteínas, fósforo ou carboidratos é amplamente utilizado. Da mesma forma, vários probióticos e outros produtos são usados para estabilizar a flora e a saúde intestinal.

As informações são do Dairy Global, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

CADASTRE-SE ENTRAR
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 2
Agroceres

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Agener

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Mais visualizadas de Giro de Notícias

03/11/2025

PR: Sindileite emite comunicado sobre situação das indústrias de laticínios

07/11/2025

Do whiskey ao leite: subprodutos viram alimento para vacas nos EUA

06/11/2025

CNA reforça defesa do antidumping e propõe mercado futuro para fortalecer o setor

11/11/2025

Com investimento de R$10 mi, indústria mineira projeta crescimento de 45% em 2025

07/11/2025

Paraná proíbe reconstituição de leite em pó importado

06/11/2025

Tirol anuncia nova planta de leite em pó no oeste catarinense

BI
Reini Hufe

Destaques de hoje

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento
Panorama de Mercado

Prévia do IBGE: captação de leite no 3º trimestre mostra crescimento

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11
Panorama de Mercado

Mercado do Leite: atualização de preços quinzenal 12/11

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação
Dairy Vision

Dairy Vision: novas conexões e antigos valores em um setor em transformação

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência
Produção de leite

IA no leite: como começar do zero e aumentar a eficiência

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor
Dairy Vision

Lácteos voltam aos holofotes: saúde, performance e propósito impulsionam nova fase do setor

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais
Produção de leite

Volume de produção em dois sistemas de produção de leite no estado de Minas Gerais

Rebano saudavel, produtividade garantida

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2025 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?