ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Requeijão: legislação, processamento e desafios

THERMA/UFV

EM 03/10/2023

6 MIN DE LEITURA

1
4

O requeijão é um produto lácteo tipicamente brasileiro, classificado como queijo de massa fundida. Dentre os muitos relatos da história de seu surgimento, acredita-se que o requeijão começou a se popularizar no Brasil no final do século XIX, na tentativa de controlar atividade de microrganismos e enzimas em queijos (VIEIRA, et al., 2022).

Queijos processados fundidos são obtidos pela fusão de queijos prontos e maturados. O requeijão, entretanto, difere-se pelo fato de ser produzido pela massa fresca (PAULA, et al., 2019). Segundo o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade, o requeijão é o produto obtido pela fusão da massa coalhada, cozida ou não, dessorada e lavada, obtida por coagulação ácida ou enzimática do leite, opcionalmente adicionada de creme de leite, manteiga, gordura anidra de leite ou butter oil (BRASIL, 1997).

Além disso, a legislação designa a denominação de venda “requeijão” apenas para o produto com base láctea, ou seja, proteína e gordura láctea, podendo ser classificado em requeijão, requeijão cremoso e requeijão de manteiga (Tabela 1). Dessa forma, de acordo com a legislação, o produto denominado “requeijão” não deve conter amido ou gorduras vegetais.

Tabela 1. Requeijão, requeijão cremoso, requeijão de manteiga.

requeijão
Fonte: BRASIL, 1997.

Além das denominações requeijão, requeijão cremoso e requeijão de manteiga, há outras duas denominações muito utilizadas, mas que não são determinadas pela legislação: o requeijão em barra e o requeijão culinário (VIEIRA, et al., 2022).

É permitido o uso de aditivos e coadjuvantes de tecnologia como conservantes, reguladores de acidez, emulsificantes, estabilizantes, aromatizantes e corantes na formulação do produto, respeitando as concentrações máximas indicadas na legislação (BRASIL, 1997).

Como é o processamento do requeijão?

O processo de produção do requeijão consiste em 4 etapas críticas: (1) coagulação, (2) fusão dos ingredientes, (3) cremificação e  (4) resfriamento.

1. Coagulação: Com intuito de diminuir a perda de gordura no soro, a coagulação da massa do requeijão é feita a partir do leite desnatado. Existem 3 tipos de coagulação muito utilizadas para a produção da massa do requeijão: a coagulação enzimática, por meio da ação de enzimas, a coagulação ácida, por meio da adição de ácidos, como o ácido lático, acético ou cítrico, e a coagulação por meio de adição de culturas láticas –  fermentação.

A coagulação por  meio da acidificação direta é a mais utilizada, pois consiste em diminuir o pH do leite até a precipitação das proteínas. Essa diminuição ocorre até o pH 4.6, que corresponde ao ponto isoelétrico das caseínas  (PAULA, et al., 2019). O requeijão produzido da massa obtida por acidificação direta resulta em um produto com uma textura mais longa. Uma desvantagem dessa coagulação é a produção do soro ácido, aumentando o custo de tratamento de resíduos e a inutilização do soro para outros fins. O processo utilizando a coagulação por enzimas e fermentação é semelhante ao processo de produção da mussarela. O seu produto final confere uma textura mais curta devido à proteólise.

Em seguida, para qualquer um dos tipos de coagulação, a massa é dessorada para remover o soro e é lavada com água para aumentar o pH, efetivamente removendo o excesso de soro na massa.

2. Fusão dos ingredientes: A próxima etapa é a fusão, onde são adicionados a massa, como fonte proteica, e a gordura, podendo ser creme, manteiga, gordura anidra de leite ou butter oil. Nessa etapa também se adicionam os aditivos, coadjuvantes de tecnologia e demais ingredientes.

Durante o processo de fusão, o produto é submetido ao aquecimento mínimo de 80ºC durante 15 segundos, ou qualquer outra combinação tempo/temperatura equivalente (BRASIL, 1997). Em consonância, reguladores de acidez também são adicionados, como o bicarbonato de sódio ou o gluconato delta lactona, para ajustar o pH desejado, e os sais fundentes ou emulsificantes, como tartaratos, citratos ou polifosfatos de sódio.

Os sais  desempenham um papel importante na fabricação do requeijão. Eles trocam o íon cálcio da proteína pelo íon sódio, o que auxilia em uma maior solubilização, hidratação, dispersão e estabilização das proteínas, com objetivo de obter uma textura suave e cremosa, sem a formação de grumos (VIEIRA, et al., 2022; PAULA, et al., 2019;).

3. Cremificação: Durante a etapa de fusão, é realizada a cremificação, que consiste no aquecimento e agitação vigorosa da massa do requeijão, com o objetivo de hidratação das proteínas, o que resulta em um aumento na viscosidade do produto. Nessa etapa, parâmetros de pH, temperatura e tempo são de extrema importância para evitar o excesso de cremificação do requeijão, o que pode resultar em uma textura de “maionese”. Nesta etapa, não há alterações na composição química, somente na estrutura do produto.

4. Resfriamento: Por fim, após a fusão e a cremificação, o requeijão é envasado quente e, em seguida, é resfriado rapidamente, para diminuir a continuação da cremificação. Para conservação e comercialização, o requeijão deve estar em uma temperatura inferior a 10°C.

Principais desafios encontrados

Alguns problemas podem surgir no requeijão devido a uma série de fatores, desde a matéria-prima utilizada até o processo de produção e armazenamento. A seguir será abordado alguns dos principais problemas que podem ocorrer:

Separação de Fase e Sinérese no Requeijão: A separação de fase no requeijão ocorre devido a instabilidade coloidal, desequilíbrio de ingredientes e más condições de processamento, levando à segregação entre os componentes líquidos e sólidos, o que afeta a textura e o aspecto do produto, sendo considerado características sensorialmente indesejáveis.

Fatores como variação de temperatura, tamanho de partículas e composição química também contribuem para esse fenômeno. A sinérese é outro fenômeno que ocorre na produção de requeijão, resultando na expulsão de água e separação em uma fase líquida (soro), influenciada pela presença de cálcio e desequilíbrios na retenção de água pelos sólidos (LIMA et al., 2021), levando a uma textura indesejada devido à perda de umidade.

Oxidação lipídica: A oxidação lipídica nos alimentos, incluindo o requeijão, resulta da interação dos lipídios com o oxigênio, podendo ser acelerada por luz, calor e presença de metais (FERNANDES, et al., 2019). Esse processo gera sabores e aromas rançosos indesejados, além de afetar cor e textura do requeijão, prejudicando sua aceitação pelos consumidores. A exposição ao oxigênio e altas temperaturas, principalmente durante pasteurização, são fatores-chave para essa oxidação, sendo crucial o armazenamento adequado para evitar tais efeitos. Medidas para prevenir a oxidação são fundamentais para garantir a qualidade do produto final

Contaminação microbiológica: A contaminação microbiológica no processamento do requeijão resulta da presença indesejável de microrganismos, como bactérias, bolores e leveduras, quando as Boas Práticas de Higiene (BPH) não são seguidas rigorosamente. Isso pode deteriorar o produto, afetando odor, sabor e textura, representando riscos à saúde devido a microrganismos patogênicos, como Escherichia coli, Staphylococcus spp e Salmonella spp, associados a Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs). Para prevenção, são essenciais práticas sanitárias em todas as etapas, incluindo esterilização de equipamentos e análise microbiológica regular das matérias-primas e do requeijão para garantir a qualidade do produto final (SOUZA et al., 2016).

O requeijão é um exemplo notável da habilidade humana em transformar leite em produtos lácteos apreciados e versáteis. Seguindo as boas práticas de produção, é possível oferecer ao consumidor produtos de qualidade, seguros e saborosos.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Autoras

Letícia Bruni de Souza, Mestranda do Laboratório de Termodinâmica Molecular Aplicada (THERMA-UFV).

Thaís Costa Santos, Doutoranda do Laboratório de Inovação no Processamento de Alimentos (LIPA- UFV).

Profa. Dra. Ana Clarissa dos Santos Pires, Professora do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFV e coordenadora do Laboratório de Termodinâmica Molecular Aplicada (THERMA-UFV).

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRASIL. Ministério da Agricultura e do Abastecimento. Portaria n º 359, de 4 de setembro de 1997. Regulamento técnico para fixação de identidade e qualidade de requeijão ou requesón.

FERNANDES, L. A. et al. Antioxidantes naturais para aplicação em alimentos. 2019.

LIMA, K. R. et al. Perfil físico-químico e sensorial de requeijão cremoso obtido a partir de diferentes coagulantes. Research, Society and Development, v. 10, n. 2, p. e33710212455-e33710212455, 2021.

PAULA, M. M. C. et al. Efeito do uso de proteína do leite (MPC) nas características físico químicas, reológicas e sensoriais do requeijão culinário. Dissertação de mestrado em Ciência e Tecnologia de Leite e Derivados da Universidade Federal de Juiz de Fora. p. 58, 2019.  

SOUZA, D. S. et al. Avaliação da qualidade microbiológica e físico-química de requeijão. Higiene de alimentos, p. 2324-2328, 2019.

VIEIRA, P. et al. Efeito da adição de concentrado protéico de leite nas características do requeijão. Dissertação de mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal de Viçosa. p.39, 2022.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MIRIANE DE JESUS DOS SANTOS

URUÇUCA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 11/04/2024

Conteúdo bem complexo!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures