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Mudanças comportamentais impulsionarão a inovação do setor de alimentos e bebidas

POR JULIANA SANTIN

NOVIDADES E LANÇAMENTOS EM LÁCTEOS

EM 16/09/2020

3 MIN DE LEITURA

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A empresa de ingredientes e soluções ADM disse que identificou seis mudanças comportamentais emergentes que impulsionarão a inovação e o crescimento nos próximos meses.

“As atitudes, prioridades e comportamentos dos consumidores estão mudando significativamente”, disse Ana Ferrell, vice-presidente de marketing da ADM. “Esta evolução está oferecendo uma oportunidade única para empresas de alimentos e bebidas que buscam no futuro trazer um conjunto de novos produtos pioneiros ao mercado.”

Uma pesquisa recente da ADM OutsideVoice mostra que 77% dos consumidores pretendem fazer mais tentativas para se manter saudável no futuro. Os fabricantes de alimentos e bebidas que conseguirem equilibrar as preocupações com a saúde do consumidor com a acessibilidade têm maior probabilidade de vencer os consumidores.

A ADM disse que as seis mudanças comportamentais criarão oportunidades para os fabricantes de alimentos e bebidas ganharem participação de mercado em um ambiente de negócios cada vez mais incerto.

1. Maior foco na saúde intestinal e conexão da função imunológica

Globalmente, 57% dos consumidores relatam estar mais preocupados com sua imunidade como resultado do COVID-19. À medida que os consumidores se esforçam para aumentar sua imunidade, eles estão ficando mais informados sobre como o microbioma humano apoia o sistema imunológico e o bem-estar geral. Produtos que contêm probióticos, prebióticos e pós-bióticos podem beneficiar o microbioma e já estão ganhando força no mercado.

2. Produtos à base de plantas tornaram-se mainstream

Nos EUA, 18% dos compradores de proteína alternativa compraram sua primeira proteína vegetal durante o COVID-19, e 92% dos compradores de primeira vez relataram que provavelmente continuarão comprando alternativas à carne. Na Alemanha, no Reino Unido e na Holanda, 80% dos consumidores afirmam que provavelmente continuarão consumindo alternativas à base de carne vegetal depois do COVID-19. Com saúde, segurança e conveniência como principais motivadores de compra, os produtos que oferecem nutrição excepcional e uma experiência sensorial de alta qualidade estarão preparados para o sucesso.

3. Novas perspectivas sobre controle de peso e saúde metabólica

As consequências da pandemia para indivíduos com hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares levou os consumidores a verem o controle de peso e a saúde metabólica sob uma nova luz, com 51% dos consumidores indicando que estão preocupados em ser menos ativos ou ganhar peso durante a pandemia. Essa preocupação provavelmente aumentará a demanda por soluções funcionais que apoiem o bem-estar metabólico e o controle de peso saudável.

4. Encontrar o equilíbrio: autocuidado, bem-estar emocional e nutrição

As circunstâncias difíceis decorrentes do COVID-19 aumentaram os sentimentos de ansiedade e estresse, pois 35% dos consumidores relatam estar preocupados com a saúde mental. As pessoas estão procurando novas maneiras de melhorar seu bem-estar mental durante esses períodos estressantes, incluindo permissão para consumir alimentos e bebidas indulgentes e reconfortantes. No entanto, eles estão moderando isso com as necessidades de controle de peso e buscam um equilíbrio geral cuidadoso de indulgência e boa nutrição.

Alimentos e bebidas concebidos para elevar o humor, manter a energia e reduzir o estresse crescerão em popularidade nos próximos meses e anos. A ADM também projeta novas oportunidades para alimentos reconfortantes, lanches e assados oferecendo ingredientes ricos em nutrientes e benefícios funcionais para a saúde.

5. Nutrição pessoal

À medida que COVID-19 aumenta a consciência do consumidor sobre os fatores de risco para a saúde individual, a demanda por produtos que ofereçam soluções de saúde e bem-estar sob medida e altamente personalizadas desaparecerá. A pesquisa da ADM mostra que 49% dos consumidores acham que cada indivíduo requer uma abordagem personalizada para dieta e exercícios, e 31% dos consumidores já estão comprando mais itens personalizados para saúde e nutrição. Produtos que se concentram em melhorar a nutrição, autocuidado e bem-estar geral atrairão cada vez mais a atenção dos consumidores.

6. Mudanças nos valores de compras

Um maior foco na saúde está gerando uma mudança inesperada nos gastos do consumidor com saúde e bem-estar. Quarenta e oito por cento dos consumidores planejam comprar mais itens relacionados à saúde e bem-estar. As preocupações com o declínio econômico generalizado levaram a uma mudança para as compras baseadas em valor, incluindo a crescente demanda por itens básicos de dispensa, estimulando a redução de preços para marcas próprias e aumentando o rastreamento para varejistas de valor.

Essas mudanças comportamentais provavelmente persistirão bem após o pico da crise pandêmica.

As informações são do Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

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