ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mudanças comportamentais impulsionarão a inovação do setor de alimentos e bebidas

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 16/09/2020

3 MIN DE LEITURA

0
0

A empresa de ingredientes e soluções ADM disse que identificou seis mudanças comportamentais emergentes que impulsionarão a inovação e o crescimento nos próximos meses.

“As atitudes, prioridades e comportamentos dos consumidores estão mudando significativamente”, disse Ana Ferrell, vice-presidente de marketing da ADM. “Esta evolução está oferecendo uma oportunidade única para empresas de alimentos e bebidas que buscam no futuro trazer um conjunto de novos produtos pioneiros ao mercado.”

Uma pesquisa recente da ADM OutsideVoice mostra que 77% dos consumidores pretendem fazer mais tentativas para se manter saudável no futuro. Os fabricantes de alimentos e bebidas que conseguirem equilibrar as preocupações com a saúde do consumidor com a acessibilidade têm maior probabilidade de vencer os consumidores.

A ADM disse que as seis mudanças comportamentais criarão oportunidades para os fabricantes de alimentos e bebidas ganharem participação de mercado em um ambiente de negócios cada vez mais incerto.

1. Maior foco na saúde intestinal e conexão da função imunológica

Globalmente, 57% dos consumidores relatam estar mais preocupados com sua imunidade como resultado do COVID-19. À medida que os consumidores se esforçam para aumentar sua imunidade, eles estão ficando mais informados sobre como o microbioma humano apoia o sistema imunológico e o bem-estar geral. Produtos que contêm probióticos, prebióticos e pós-bióticos podem beneficiar o microbioma e já estão ganhando força no mercado.

2. Produtos à base de plantas tornaram-se mainstream

Nos EUA, 18% dos compradores de proteína alternativa compraram sua primeira proteína vegetal durante o COVID-19, e 92% dos compradores de primeira vez relataram que provavelmente continuarão comprando alternativas à carne. Na Alemanha, no Reino Unido e na Holanda, 80% dos consumidores afirmam que provavelmente continuarão consumindo alternativas à base de carne vegetal depois do COVID-19. Com saúde, segurança e conveniência como principais motivadores de compra, os produtos que oferecem nutrição excepcional e uma experiência sensorial de alta qualidade estarão preparados para o sucesso.

3. Novas perspectivas sobre controle de peso e saúde metabólica

As consequências da pandemia para indivíduos com hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares levou os consumidores a verem o controle de peso e a saúde metabólica sob uma nova luz, com 51% dos consumidores indicando que estão preocupados em ser menos ativos ou ganhar peso durante a pandemia. Essa preocupação provavelmente aumentará a demanda por soluções funcionais que apoiem o bem-estar metabólico e o controle de peso saudável.

4. Encontrar o equilíbrio: autocuidado, bem-estar emocional e nutrição

As circunstâncias difíceis decorrentes do COVID-19 aumentaram os sentimentos de ansiedade e estresse, pois 35% dos consumidores relatam estar preocupados com a saúde mental. As pessoas estão procurando novas maneiras de melhorar seu bem-estar mental durante esses períodos estressantes, incluindo permissão para consumir alimentos e bebidas indulgentes e reconfortantes. No entanto, eles estão moderando isso com as necessidades de controle de peso e buscam um equilíbrio geral cuidadoso de indulgência e boa nutrição.

Alimentos e bebidas concebidos para elevar o humor, manter a energia e reduzir o estresse crescerão em popularidade nos próximos meses e anos. A ADM também projeta novas oportunidades para alimentos reconfortantes, lanches e assados oferecendo ingredientes ricos em nutrientes e benefícios funcionais para a saúde.

5. Nutrição pessoal

À medida que COVID-19 aumenta a consciência do consumidor sobre os fatores de risco para a saúde individual, a demanda por produtos que ofereçam soluções de saúde e bem-estar sob medida e altamente personalizadas desaparecerá. A pesquisa da ADM mostra que 49% dos consumidores acham que cada indivíduo requer uma abordagem personalizada para dieta e exercícios, e 31% dos consumidores já estão comprando mais itens personalizados para saúde e nutrição. Produtos que se concentram em melhorar a nutrição, autocuidado e bem-estar geral atrairão cada vez mais a atenção dos consumidores.

6. Mudanças nos valores de compras

Um maior foco na saúde está gerando uma mudança inesperada nos gastos do consumidor com saúde e bem-estar. Quarenta e oito por cento dos consumidores planejam comprar mais itens relacionados à saúde e bem-estar. As preocupações com o declínio econômico generalizado levaram a uma mudança para as compras baseadas em valor, incluindo a crescente demanda por itens básicos de dispensa, estimulando a redução de preços para marcas próprias e aumentando o rastreamento para varejistas de valor.

Essas mudanças comportamentais provavelmente persistirão bem após o pico da crise pandêmica.

As informações são do Dairy Reporter.

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures