A empresa, com sede no norte da Índia, pediu à Uflex para criar embalagens que tivessem um prazo de validade de seis meses para bebidas frias em temperatura ambiente, eliminando a necessidade de armazenamento refrigerado. O design da embalagem também precisava ter um formato distinto para se destacar na prateleira.
Arun Anand, vice-presidente executivo de marketing, Uflex Packaging, disse que a equipe desenvolveu uma bolsa de base de quatro fileiras de folhas com um selante de retorta para resistir à esterilização a temperaturas elevadas.
A bolsa ou garrafa flexível tem um prazo de validade de seis meses em temperatura ambiente sem a necessidade de armazenamento de refrigerado durante o trânsito, no ponto de venda ou no consumidor final. A embalagem é sustentável porque, sem a necessidade de refrigeração, significa menos emissão de GEE (gases de efeito estufa). Além disso, ela usa menos energia do que as garrafas PET rígidas ao longo de seu ciclo de vida.
A Uflex montou a bolsa com um bico Tamper Locked PP (polipropileno) para suportar a aplicação da retorta sem degeneração e vazamento nas costura. Anand disse que é a primeira vez que um bico de PP foi usado em uma embalagem desse tipo na Índia. Mohit Bajpai, gerente sênior e de marketing da Uflex Packaging, destacou que levou quase três meses para criar o design, que também é uma nova categoria em seu portfólio.
"O produto foi bem aceito pelo mercado e estamos recebendo uma boa resposta de outras marcas", disse Bajpai. "Dada a nossa experiência em embalagens flexíveis, podemos criar variantes dessas bolsas para outros segmentos de mercado de alimentos e bebidas".
Fonte: Dairy Reporter.