O Chobani Smooth, que está sendo lançado este mês, é levemente dessorado (parte do soro de leite é removido), explicando seu maior teor de proteína, mas tem um sabor e a sensação na boca diferente do iogurte grego (conhecido por seu sabor azedo e textura espessa), disse o presidente e COO da Chobani, Tim Brown.
Falando sobre o lançamento, que foi anunciado dois dias depois que a rival General Mills (Yoplait) apresentou sua nova marca de iogurte Oui, para o mercado norte-americano, Brown disse: "Estamos crescendo em uma CAGR [taxa de crescimento anual composta] de duplo dígito nos últimos três anos e superamos a categoria.”
"Nós também chegamos à posição 2 na categoria geral de iogurte [atrás da DanoneWave], então esta é uma oportunidade para realmente assumir uma posição de liderança e ser uma empresa de iogurte, não apenas uma empresa de iogurte grego", acrescentou Brown, que se juntou a Chobani em março de 2017.
O feedback dos principais clientes da Chobani foi extremamente positivo, afirmou Brown, que disse que o Smooth está sendo fabricado na planta de Chobani, em South Edmeston, Nova York, usando o equipamento existente para fazer iogurte, de forma que não envolveu um valor significativo de investimentos.
A Chobani conduzirá um teste e uma campanha de conscientização direcionados, uma campanha digital e social e apoio nas lojas, acrescentou Brown, que disse que está focado no "dia a dia, nas pessoas e na execução de operações eficientes e eficazes" enquanto o fundador e presidente, Hamdi Ulukaya, mira na "criatividade e desenvolvimento de produtos".
Enquanto algumas marcas líderes no setor de iogurte não grego usam amido de milho modificado, carragenina e gelatina para estabilizar iogurtes de frutas e manter uma textura cremosa, a Chobani usa goma de guar e pectina, que são percebidos como ingredientes mais limpos, disse Brown. "A maneira como fazemos isso também demora um pouco mais e custa mais, mas o resultado líquido está mais em sintonia com o que os consumidores querem em termos de ingredientes".
Do ponto de vista nutricional, o Chobani Smooth tem menos em calorias do que o Yoplait de morango (120 calorias por pote versus 150 calorias), mais proteínas (11g vs 6g) e menos açúcar (14g em comparação com 18g), disse a empresa.
"O Chobani Smooth destina-se a capturar as 1,8 milhão de famílias que deixaram a categoria no ano passado porque não conseguiram encontrar a opção que estavam procurando - um produto com preço acessível com ótimo gosto, menos açúcar e somente com ingredientes naturais.”
Fonte: Dairy Reporter.