ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Empresa lança iogurte búlgaro nos EUA com leite de ovelha

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 09/06/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Teddy Ivanov cresceu em meio às montanhas cheias de ovelhas e às terras agrícolas da Bulgária, onde o iogurte era um alimento básico diário. Assim como geração após geração - durante 13 séculos antes dele - Ivanov também foi ensinado por sua família a fazer o verdadeiro iogurte búlgaro - que é único, porque contém Lactobacillus bulgaricus, uma cultura específica da Bulgária que está associada à promoção da longevidade.



"A Bulgária tem a maior porcentagem de centenários do planeta devido ao consumo diário de iogurte real contendo esta bactéria única nativa do país.”

Quando Ivanov chegou aos Estados Unidos há quase 20 anos, levou suas habilidades culinárias, incluindo a fabricação de iogurte com ele. No final de 2016, o ex-dono de restaurante e ex-chef da Thomas Jefferson School, no sul do Condado de St. Louis, lançou sua própria marca de iogurte, a Yobul!

Ivanov procurou durante anos por um iogurte que tivesse o mesmo sabor do iogurte búlgaro que ele cresceu preparando e comendo, mas nenhuma das marcas do mercado americano se igualava em sabor, textura e benefícios para a saúde ao iogurte feito na Bulgária, amplamente considerada como a terra natal do iogurte.



Uma viagem familiar para a Bulgária, onde Ivanov, sua noiva e sua filha tomaram iogurte caseiro no café da manhã todos os dias, foi catalisadora de seu novo empreendimento para trazer o verdadeiro iogurte búlgaro para os EUA.

Ivanov passou dois anos pesquisando sobre como aperfeiçoar seu próprio iogurte. O que torna o Yobul! diferente são as culturas vivas e ativas de Lactobacillus bulgaricus, selecionadas por uma pequena empresa na Bulgária e enviadas para uma pequena fazenda em Fenton, Illinois, onde o iogurte vem sendo produzido em pequenos lotes desde setembro do ano passado.

No processo de produção, o leite e as culturas são deixados para incubar a uma temperatura não inferior a 115oF (46,11oC) em cada copo por cerca de cinco horas, dando ao iogurte sua textura. Então, o iogurte é refrigerado por cerca de cinco horas antes de ser entregue às lojas. "Nós fazemos isso em pequenos lotes para que possamos controlar a qualidade e o resultado", diz Ivanov.



O Yobul! contém apenas leite integral fresco de animais locais e culturas vivas e ativas búlgaras em seu iogurte natural. "Não há aditivos e nem açúcar – o produto é adoçado com 100% de extrato de folha de Stevia, por isso é bom para as pessoas que são mais conscientes com relação à saúde", disse Ivanov, acrescentando que os iogurtes com sabor da Yobul! são feitos da mesma maneira, com apenas a adição de extrato de sabor orgânico.

Desde fevereiro desse ano, o produto passou a ser lançado baseado em uma mistura de 50% leite de vaca e 50% leite de ovelha. “O leite de ovelha é mais denso, tem mais proteína e tem uma textura mais espessa. O leite de ovelha é sazonal e difícil de encontrar nos Estados Unidos, de forma que lançamos nossa marca com leite de vaca. Mas em fevereiro, começamos a produzir uma mistura 50:50 de leite de ovelha e de vaca.” O leite de ovelha é obtido em três estados: Kansas, Missouri e Wisconsin.

Sobre os sabores, nas embalagens de 700 mL, são oferecidos os sabores natural, coco e rosa. “Decidi lançar o sabor de rosa porque os dois símbolos nacionais da Bulgária são iogurte e seus grandes vales de rosa. Nós extraímos o extrato de rosa da Bulgária.” Já nas embalagens de 178 mL, o produto é oferecido nos sabores de framboesa, laranja, coco e natural (mistura de leite de vaca e ovelha).
Em fevereiro, a empresa também começou a oferecer o iogurte natural 100% à base de leite de ovelha. Ele disse que esse iogurte tem uma textura entre o creme de leite fermentado e o queijo mascarpone, de forma que as pessoas sempre se surpreendem ao experimentá-lo.
Iogurte feito com 100% leite de ovelha

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures