Costumava ser uma luta para o casal, Fred Chen e Phuong Nguyen, fazer com que sua filha de um ano de idade comesse algum tipo de produto lácteo. "Quando começamos, não havia a ideia de negócio", disse Chen. "Minha esposa e eu estávamos tentando encontrar uma maneira de continuar a suplementar a nutrição geral da nossa filha com lácteos, mas ela odiava beber leite".
Essa frustração foi agravada depois que o casal descobriu que o iogurte vendido nas lojas tinha aditivos demais, como espessantes e adoçantes artificiais, ou era muito azedo para o gosto da filha. Isso levou o casal a fazer um iogurte estilo vietnamita, uma receita remanescente do lanche de leite que o pai de Nguyen costumava fazer para ela em sua infância na área de DC.
O iogurte tradicional vietnamita é feito com leite condensado adoçado, mas Chen e Phuong adequaram a receita usando leite orgânico integral proveniente de pequenas fazendas leiteiras em Nova York. Para controlar o nível de doçura, o casal fez o seu próprio leite condensado adoçado que adiciona seis gramas de açúcar por porção. O resultado é um iogurte de consistência espessa, cremosa com um toque de caramelização e 100 calorias por porção.
"A maioria de nossos amigos americanos, quando nós enviamos amostras, pensou que poderia ser baunilha ou algum outro sabor que eles estão mais acostumados", disse Chen.
Depois de ter enviado amostras a amigos e família, o próximo passo foi aumentar a escala, passando de seu fogão de cozinha para um pasteurizador de cuba de 30 galões (113,5 litros), para cumprir com os pedidos gerados pela campanha de levantamento de fundos do Kickstarter.
O YaÜ está em processo de obtenção de certificações de orgânico pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), sem glúten e certificações Kosher com a data final de maio para cumprir todos os seus pedidos no Kickstarter.
A empresa atualmente faz o sabor natural, mas com mais financiamento vai criar outros três sabores: manga e coco, blueberry e lavanda e limão com gengibre.
Chen e Nguyen descobriram que sua paixão compartilhada por criar um lanche lácteo nutritivo para sua filha se traduziu em uma audiência de consumidores diversos.
A companhia disse que tem toda a cadeia de suprimentos e que sua barreira mais desafiadora está sendo colocar o produto nas prateleiras das grandes lojas de varejo por causa do alto custo.
Fonte: Dairy Reporter.