ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Aproveite os meses de seca para planejar a propriedade

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 05/05/2000

2 MIN DE LEITURA

0
0

Marcelo Pereira de Carvalho

O verão terminou e estamos entrando na época "de alívio" para produtores de leite. O preço normalmente sobe, é época de fazer cota em muitos laticínios, o manejo fica facilitado, pois os animais geralmente recebem a maior parte ou totalidade do alimento no cocho, tornando-se mais fácil o controle, a atividade agrícola naqueles que produzem silagem está finalizada, o preço dos alimentos não está em seu ponto máximo (que ocorre mais para o final do ano), as incertezas geradas pela dependência climática se reduzem, e a ocorrência de barro e calor diminui, melhorando a reprodução, produção (caso haja alimentação de inverno adequada) e reduzindo problemas sanitários. Enfim, é um momento em que os gastos se reduzem, a receita aumenta e, principalmente, o manejo dos animais fica mais favorável. Com sobra mais tempo para planejar a atividade e mais recursos para implementar mudanças.

Este quadro positivo anima os produtores, tanto é que os leilões são justamente programados para esta etapa do ano: aqueles que desejam deixar o ramo evidentemente escolhem o momento de melhores preços que, por sua vez, acontecem quando a atividade fica mais atrante para os que permanecem ou para os que planejam iniciar sua exploração.

Porém, este quadro favorável comum nos próximos 6 meses tem muitas vezes gerado tranqüilidade excessiva em vários produtores, que parecem não dar a devida atenção aos problemas existentes no rebanho e ao planejamento da atividade. Afinal, tudo parece estar perfeito, uma vez que todos os fatores nesta época estão ao seu lado e a maior parte dos problemas simplesmente desaparece.

O resultado muitas vezes é que, com o início do novo verão e a retomada da velha situação (preços mais baixos, mais problemas, etc), o filme se repete, freiando a evolução que qualquer negócio precisa ter atualmente. Este ciclo de "inércia" é mais comum do que se possa pensar. Talvez seja até natural, pois após um período de muito tabalho, é compreensível que tiremos o pé e "aproveitemos" a calmaria.

Porém, é justamente nesta época favorável, com menos trabalho a fazer, menos urgências a resolver e com o bolso mais cheio é que o produtor precisa avaliar criticamente sua atividade e detectar quais os pontos limitantes da sua fazenda. O grosso do planejamento deve ser feito nesta época, bem como a avaliação dos investimentos necessários e que venham a gerar retorno positivo.

Não é porque a situação melhorou que ela está remediada. Muito pelo contrário: com a melhoria genética, de manejo e nutrição, muitos rebanhos estão atingindo alta produtividade nos meses mais favoráveis, mas não se iluda com isto, pois o tombo nos meses seguintes será ainda maior.

Em resumo, aproveite o momento mais favorável do ano para arrumar a casa; pense na formiga e não na cigarra. No cenário futuro para a pecuária de leite, estas dificilmente permanecerão no mercado!

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures