ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Minas Gerais: um mini Brasil?

POR KENNYA SIQUEIRA

E YGOR MARTINS GUIMARAES

KENNYA SIQUEIRA

EM 07/12/2022

3 MIN DE LEITURA

0
2

As eleições 2022 trouxeram à tona uma análise interessante sobre o estado de Minas Gerais. Os dados históricos mostram que para um candidato se tornar presidente precisa vencer no estado de Minas Gerais. Das 13 eleições presidenciais realizadas no Brasil, apenas Getúlio Vargas, em 1945, descumpriu essa regra.

Apesar de concentrar apenas 10% do eleitorado brasileiro e ser o segundo maior colégio eleitoral do país, o estado é uma síntese do Brasil, nas suas virtudes e nos seus problemas, devido a sua heterogeneidade geográfica e demográfica.

Ao se analisar as diferentes regiões de Minas Gerais, observa-se que o norte de Minas e o Vale do Jequitinhonha são regiões muito próximas ao Nordeste brasileiro, enquanto o Triângulo Mineiro tem um perfil econômico mais relacionado ao agronegócio e similar ao do Centro-Oeste. O sul de Minas é uma área de forte influência de São Paulo, enquanto a Zona da Mata sofre influência direta do Rio de Janeiro.

Mas será que essa regra se aplica também ao mercado lácteo? Será que o consumo de lácteos de Minas Gerais é uma representação do consumo do Brasil? Para analisar essa questão, empregou-se dados das 3 últimas Pesquisas de Orçamentos Familiares (POFs) do IBGE. Foi comparado o consumo per capita de leite e derivados dos mineiros com a média brasileira. Os resultados são apresentados na Tabela 1.

Tabela 1. Comparação do consumo per capita de lácteos em Minas Gerais e no Brasil.

 

kennya
kennya
Fonte: IBGE. Elaborado pelos autores.

Obs: Na tabela o item “Valor” refere-se ao consumo per capita em kg/hab/ano e “Perc.” refere-se ao percentual do consumo de um determinado produto em relação ao total de lácteos. Os percentuais em vermelho indicam diferenças encontradas no respectivo período analisado.

 

Na Tabela 1 é possível notar a similaridade do perfil de consumo per capita de lácteos entre Minas Gerais e o Brasil, especialmente em 2017-2018. No referido período, o perfil de consumo per capita de Minas Gerais difere do perfil do Brasil apenas para 3 produtos: leite de vaca fresco, leite de vaca pasteurizado e leite em pó integral. É interessante notar que estes produtos estão dentro da mesma categoria (leite e creme de leite), a qual apresentou exatamente a mesma proporção do consumo tanto em Minas Gerais quanto no Brasil.

Para complementar a análise, avaliou-se o perfil de consumo per capita em todos os estados da federação. Os que apresentaram o perfil de consumo per capita de lácteos mais similar ao do Brasil foram, na seguinte ordem: Santa Catarina, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro e Goiás. Portanto, Santa Catarina foi o estado que mais se aproximou do perfil de consumo per capita de lácteos do Brasil.

Santa Catarina é o estado que mais consome lácteos no Brasil. Isso pode ser reflexo de vários fatores, como a descendência europeia (especialmente alemã e italiana), o elevado nível de renda do estado, menor número de desemprego, entre outros.

No entanto, é no índice Gini que o estado se destaca. Esse índice mede o grau de desigualdade da população e os resultados mostram que os catarinenses possuem o menor nível de desigualdade do país.

Como o consumo de lácteos é fortemente influenciado pela renda, esses dados mostram que uma distribuição de renda mais homogênea pode se refletir em um maior nível de consumo, por incorporar um contingente maior da população.

No entanto, é justamente este reduzido nível de desigualdade que diferencia Santa Catarina do restante do Brasil. O Brasil é um país de grande diversidade: de renda, de culturas, de crenças etc. Neste sentido, Minas Gerais se mostra como um estado de muita diversidade e, portanto, parece refletir melhor o Brasil, tanto no cenário político, quanto no consumo de lácteos.

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

YGOR MARTINS GUIMARAES

Estudante de economia da UFJF.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures