ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Panorama na produção de leite: uso da água e manejo de resíduos

JULIO CESAR PASCALE PALHARES

EM 25/03/2022

4 MIN DE LEITURA

0
3

Atualizado em 24/03/2022

No último dia 22 de março se comemorou o Dia Mundial da Água. A data faz parte do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) e neste ano teve como tema o uso das águas subterrâneas.

Sabemos que a água é um recurso natural fundamental para produção leiteira. Ela está em tudo, na água que o animal bebe, na água para higienizar equipamentos e instalações, no resfriamento dos animais, no manejo dos resíduos, na irrigação, etc.

Para conhecer um pouco mais sobre como os produtores(as) estão manejando esse bem tão precioso e identificar oportunidades de ações que auxiliem a cadeia produtiva do leite em melhorar o manejo da água e dos resíduos, a Embrapa Pecuária Sudeste em parceria com o MilkPoint realizaram uma enquete sobre o uso da água e o manejo de resíduos na atividade leiteira.

Quando perguntado se na propriedade existe a medição do consumo de água e que tipo de consumo é medido, o uso da água na sala de ordenha aparece como o ponto de consumo com maior frequência de medição, 61%, seguido do consumo pelos animais, 58%.


Fonte: Pesquisa realizada no MilkPoint.

Numa propriedade leiteira os dois maiores consumos de água estão na sala de ordenha e na água de bebida do rebanho. Caso essa propriedade tenha área irrigada, dependendo do tamanho da área, este poderá representar o maior consumo.

Medir o consumo da água na sala de ordenha é importante não só para saber quanto consumimos do recurso nas práticas de limpeza de equipamentos e instalações, mas o volume consumido refletirá a quantidade de efluente (água suja) que teremos que armazenar na esterqueira/lagoa ou tratar no biodigestor.

Se fizermos a relação da água consumida por dia pelo número de vacas em lactação e pelo volume de leite, teremos dois indicadores de eficiência hídrica que podem nos auxiliar em avaliar o desempenho hídrico da atividade leiteira.

Importante destacar que 30% dos respondentes disseram que não tem sistema de medição do consumo de água. Não há como manejar o que não conhecemos.

Medir o consumo de água deve ser a regra em todas as propriedades leiteiras. Só assim poderemos saber se estamos sendo eficientes no uso do recurso.

Quando perguntado a quantidade de água que o produtor(a) achava que consumia na limpeza da sala de ordenha, 53% responderam entorno de 30 Litros/vaca em lactação/dia, 28% 50 Litros/vaca em lactação/dia e 19% mais de 100 Litros/vaca em lactação/dia.


Fonte: Pesquisa realizada no MilkPoint.

O consumo de água na sala de ordenha é influenciado por vários fatores, exemplos:

  • Se é feita a raspagem do esterco antes da lavagem (79% responderam que SIM). Raspar antes de lavar significa menor consumo de água;
  • Se lava com água com pressão. O uso da água com pressão também significa menor consumo de água;
  • Se o piso está em boas condições (não apresenta frestas e rachaduras);
  • Se a mão-de-obra foi capacitada em como fazer a lavagem de forma correta;
  • Se pessoa é a mesma em todas as lavagens ou existe uma variação entre as pessoas e até mesmo se quem lava é homem ou mulher.
     

Imagem 1. Raspador simples para retirada do esterco antes da lavagem do piso.


 

Imagem 2. Piso da Sala de Ordenha com frestas e rachaduras. Isso significa maior consumo de água na lavagem.

 

79% dos produtores(as) responderam que o destino da água de lavagem da sala de ordenha é a esterqueira/lagoa. 3% tratam essa água em biodigestores e 9% fazem a aplicação direta no solo.


Fonte: Pesquisa realizada no MilkPoint.
 

A esterqueira/lagoa tem a função de armazenar o dejeto por um período de tempo até o uso como fertilizante. Suas vantagens são a simplicidade de operação e baixo custo de investimento. Como desvantagens a necessidade de área agrícola para destinação do dejeto e o resíduo final ainda apresenta alto potencial poluidor.

Para que haja segurança ambiental no uso dos dejetos, efluentes, biofertilizantes, lodos, material de compostagem como fertilizante e que se aproveite ao máximo os nutrientes presentes nestes materiais, a aplicação no solo deve ser feita considerando o Balanço de Nutrientes e os quatro Cs: 

  • Produto certo;
  • Taxa certa;
  • Tempo certo;
  • Local certo.
     

Imagem 2. Os 4 Cs para o uso dos resíduos como fertilizante.

A última pergunta foi sobre o que o produtor(a) precisa fazer para economizar água na propriedade. 42% responderam que precisam investir em equipamentos e máquinas mais eficientes no uso da água. 30% não medem os consumos, então precisam começar e medir para depois saber se é necessário economizar. 27% responderam que já fazem todo o possível para economizar.


Fonte: Pesquisa realizada no MilkPoint.
 

O manejo da água e dos resíduos deve ser diário na atividade leiteira. Como citamos aqui, já existem vários conhecimentos e práticas de como fazer isso de forma correta.

Toda propriedade deve ter um programa de boas práticas hídricas e de manejo dos resíduos, pois isso traz benefícios ambientais, econômicos e de qualidade de vida para o produtor(a) e sua família.

Aqueles que já estão medindo seu consumo de água, PARABÉNS! Agora é hora de transformar essas informações em ações que promovam a eficiência de uso do recurso. Aqueles que ainda não medem o consumo de água vale a regra, NUNCA É TARDE PARA COMEÇAR! Conheçam como estão utilizando a água e aí poderão propor ações para economizar esse recurso tão fundamental para a atividade leiteira.
 

Leia também: 

JULIO CESAR PASCALE PALHARES

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures