ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Avaliação do impacto ambiental na atividade leiteira

JULIO CESAR PASCALE PALHARES

EM 03/11/2023

2 MIN DE LEITURA

0
9

A avaliação dos impactos ambientais na atividade leiteira é o ponto inicial para implantação de um sistema de gestão ambiental da propriedade ou, como preferem os “modistas”, para um sistema ASG (Ambiente, Sociedade e Governança).

Sem esta avaliação, qualquer sistema de gestão ambiental será ineficaz, pois será baseado em algo não conhecido. Não há como resolver situações sem conhecê-las.

Mas qual definição de impacto ambiental deve ser tomada como referência para que esta avaliação seja feita?

O referencial da lei é sempre um norteador para as ações ambientais, tomarei este como base para definir impacto ambiental.

De acordo com a Resolução CONAMA 01 de 23 de janeiro de 1986, impacto ambiental é qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente, causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que, direta ou indiretamente, afetam:

  • I - a saúde, a segurança e o bem-estar da população;
  • II - as atividades sociais e econômicas;
  • III - a biota;
  • IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente;
  • V - a qualidade dos recursos ambientais.

Por esta definição nota-se que a avaliação do impacto ambiental é algo bem mais amplo que a simples análise do uso e dos impactos nos recursos naturais. Esta engloba o social e o econômico, que juntamente com o ambiental, constituem-se nos três pilares do desenvolvimento sustentável. Portanto, a avaliação deve ser feita nestas três dimensões a fim de assegurar a eficiência do processo de gestão ambiental.

A ciência já possui um histórico de estudos que estabelecem a relação da atividade leiteira com o meio ambiente. Mas, também é fato que muitos destes estudos resumem-se a condições muito pontuais e carentes de uma visão de sistema de produção, pois abordam questões muito pontuais sem relacionar estas com o todo. A visão produtivista-pontual que ainda prevalece no setor leiteiro é um fator que dificulta a avaliação de impacto ambiental.

Na Tabela 1, pode-se observar como a atividade leiteira se relaciona com os recursos naturais e com as características produtivas, sociais e econômicas. A matriz sofrerá alterações, positivas ou negativas, conforme se façam as tomadas de decisões referentes ao estabelecimento de novas formas de manejo e ocupação do espaço.

A avaliação de impacto ambiental não é simples de ser feita, por isso, deve ser conduzida por profissionais experientes e conhecedores do dia-a-dia da atividade leiteira. A avaliação também não é um fato isolado, pois os impactos, sejam eles positivos ou negativos, se alteram conforme as alterações no sistema de produção. Por isso o monitoramento ambiental é parte da avaliação de impacto, pois somente assim poderá se identificar os pontos que necessitam de ajustes para que o impacto ambiental seja o menor possível.

Lembrando, não há impacto ambiental negativo nulo. Sempre haverá o impacto ambiental, cabe a nós fazer com que ele tenha a menor intensidade possível, baseando-se para isso na legislação ambiental e nas diretrizes sociais.

Avaliar, monitorar, checar e corrigir, são ações fundamentais no presente e para garantir o futuro ambiental da atividade leiteira brasileira. Futuro este que já se apresenta com grandes desafios ambientais seja na disponibilidade em quantidade e qualidade dos recursos naturais, seja nos efeitos das mudanças climáticas sob a atividade leiteira, seja nas diretrizes da sociedade.

Tabela 1. Impactos ambientais na atividade l

tabela impacto ambiental

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

JULIO CESAR PASCALE PALHARES

Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures