ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Eficiência e sustentabilidade caminham juntas na pecuária leiteira

POR FERNANDA ANTUNES

INTERLEITE BRASIL

EM 11/06/2024

1 MIN DE LEITURA

0
7

O Brasil produz 35 bilhões de litros de leite por ano, ocupando o quarto lugar no ranking mundial. As propriedades, em parte, de pequeno e médio porte, estão distribuídas em 98% dos municípios brasileiros, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).  

No total, mais de quatro milhões de pessoas estão envolvidas na produção de leite no país. No entanto, a produtividade ainda é considerada baixa na maior parte das fazendas. Esse cenário discrepante de baixa eficiência pode ter em uma das suas várias explicações, o modelo de produção adotado. As gramíneas são a principal fonte de alimento para o gado leiteiro em sistemas baseados em pastagens de qualidade comprometida, que muitas vezes são manejadas abaixo de sua taxa de lotação potencial, conforme explica a pesquisadora da Embrapa, Patrícia Perondi Anchão Oliveira. 

O setor, além de ter a demanda de aumentar a produtividade, aumentou nos últimos anos as expectativas dos consumidores em relação à qualidade do produto e às questões de sustentabilidade. 

Estratégias para reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE) na pecuária leiteira, como mudanças no manejo de sistemas de produção de leite a pasto, por meio da intensificação da utilização de forragem e uso de raças e cruzamentos de animais mais específicos, podem contribuir para compensar as emissões de GEE.  

A intensificação sustentável dos sistemas de produção de leiteira pode se tornar uma tecnologia chave para a mitigação das mudanças climáticas e no Workshop “Emissões de gases de efeito estufa e Análise do Ciclo de Vida (ACV) na produção de leite”, ministrado pelo Cientista Sênior (Life Cycle Assessment) na Ag Research, André Mazetto, produtores técnicos e estudantes terão a oportunidade de iniciar a jornada da produção leiteira sustentável com a mitigação de GEEs. 

A data e o local para você dar o primeiro e valioso passo para aplicar conceitos e manejos sustentáveis na sua fazenda? É no dia 13 de agosto em Goiânia/GO!

Não perca essa chance, inscreva-se agora mesmo.  

 

Para mais informações ou compra de pacotes de ingresso com desconto, entre em contato por WhatsApp pelo número: (19) 99247-5347 ou por e-mail: thais@milkpointventures.com.br

 

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste, adaptadas pela equipe MilkPoint. 

FERNANDA ANTUNES

Engenheira Agrônoma pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC/CAV.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures